Rio De Janeiro: A Batalha Das Identidades: Rio De Janeiro – Jonas Abreu

Rio De Janeiro: A Batalha Das Identidades: Rio De Janeiro – Jonas Abreu
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Rio De Janeiro: A Batalha Das Identidades: Rio De Janeiro
  • Autor: Jonas Abreu
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 869 KB
  • Número de páginas: 209 páginas
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda
  • Idioma: Português
  • Gênero: Artes, filmes e fotografia

Leia a sinopse:

A partir das transformações ocorridas na arquitetura, na vida social e urbana da cidade do Rio de Janeiro durante as últimas décadas do século XIX e início do século XX, o livro analisa o processo de ressignificação do trecho compreendido pela Avenida Rio Branco e Praça Marechal Floriano, o principal eixo civilizatório da cidade. Supondo que este sentido empregado ao local não está somente na transformação dos aspectos construtivos da avenida e da praça, mas nas reconstruções operadas no meio social, a análise assinala a importância e o uso deste espaço público na elaboração das experiências internacionalizantes da cidade, e ao mesmo tempo, o surgimento de uma cultura popular industrializada.
Os textos vão explorar tanto as reformas urbanas da “europeização” da avenida no cumprimento do ideal republicano do prefeito Pereira Passos quanto o projeto do empresário espanhol Francisco Serrador Carbonell, que construiu na Praça Floriano um complexo de cine-teatros com o objetivo de recriar na cidade a atmosfera da Broadway de Nova Iorque dos anos 1920.
Deveremos ter em mente então, que será neste perímetro do Rio de Janeiro que se dará a disputa por uma síntese civilizatória para o Brasil, concentrada nos signos da avenida e da praça e que deveriam caracterizar a cidade como símbolo da modernidade brasileira. Sob essa circunstância seria desencadeada uma batalha de identidades que originaria sentidos coletivos de pertencimento para este espaço enquanto ocorriam as transformações arquitetônicas e as metamorfoses na paisagem cultural.
Nesta trajetória, pode-se perceber como esse eixo “avenida-praça” se desconecta de seus sentidos imperiais, absorve uma personalidade européia captada no projeto aristocrático de Pereira Passos, passa por certa “americanização” mais restrita à Praça Floriano e desemboca na valorização da mestiçagem em busca de uma experiência cultural “autenticamente brasileira”.
O fato é que a partir da virada dos séculos XIX e XX, superada a nostalgia monárquica, a cidade ganhou ares cosmopolitas, atraiu os investidores internacionais e recebeu enorme contingente de imigrantes, tornando possíveis as condições urbanas e mercadológicas para a recepção dos novos modelos transnacionais de arquitetura, arte e cultura.
Assim, temos em mente que este eixo avenida-praça só se torna símbolo nacional da esfera pública republicana quando seguindo o padrão da Belle Époque de inspiração francesa, constrói a Avenida Central e o “Pentágono das Artes” na Praça Floriano. Posteriormente, após a Primeira Guerra Mundial, observado certo declínio da influência européia no mundo, mais do que a Avenida, é a Praça Floriano que vai se tornar um espaço popular, quando será conhecida por Cinelândia e se ajustará ao american way of life – o padrão do modo de vida americano, consolidado pelas salas de cinema de Serrador. Estes novos parâmetros operados tanto a partir dos símbolos atrelados a Hollywood quanto aos da Broadway de Nova Iorque ajudaram a dar um novo sentido ao espaço, menos político – é verdade – mas capaz de manter ali a centralidade social e cultural da cidade, até a década de 1940. A partir daí, a Cinelândia e a própria Avenida Rio Branco seriam superadas pela nova coqueluche urbana do Rio de Janeiro: Copacabana, “a princezinha do mar”.

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Rio De Janeiro: A Batalha Das Identidades: Rio De Janeiro – Jonas Abreu gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Rio De Janeiro: A Batalha Das Identidades: Rio De Janeiro – Jonas Abreu", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Rio De Janeiro: A Batalha Das pdf
  • livro Rio De Janeiro: A Batalha Das baixar
  • livro Rio De Janeiro: A Batalha Das epub
  • livro Rio De Janeiro: A Batalha Das comprar
  • livro Rio De Janeiro: A Batalha Das online
  • livro Rio De Janeiro: A Batalha Das mobi
  • livro Rio De Janeiro: A Batalha Das download