Transformações Contemporâneas E Suas Implicações Nos Processos De Aprendizagem De Gestores – Lisiane Quadrado Closs

Transformações Contemporâneas E Suas Implicações Nos Processos De Aprendizagem De Gestores – Lisiane Quadrado Closs
Acessar

Resumo:

A aprendizagem torna-se vital para gestores que atuam em ambientes organizacionais envoltos em mudanças; complexidade; paradoxos e incertezas; permeados por inovações tecnológicas e desafiados por questões éticas; políticas; ambientais e econômicas. Este estudo propõe-se compreender os processos de aprendizagem de gestores e as implicações destas transformações em suas aprendizagens; nele integrando-se a teoria da aprendizagem transformadora; que enfatiza a reflexão crítica e o pensamento autônomo para analisar estas questões. Investigam-se; pela abordagem de história de vida; processos de aprendizagem de sete gestores e suas coletividades; em macrocontextos e em contextos específicos; integrando níveis de interação; aspectos objetivos e subjetivos. Os resultados revelam a interligação entre as aprendizagens ocorridas nos âmbitos profissional; pessoal e familiar; bem como entre desenvolvimento e aprendizagem; ao longo da vida. Destacam-se as aprendizagens envolvendo mudanças de esquemas de significados e transformações de perspectivas em mudanças profundas; além do papel da intuição e da emoção nesses processos. As mudanças contemporâneas que demandam aprendizagens incluem globalização e seus reflexos no contexto brasileiro; novas tecnologias; maior participação das mulheres no mercado de trabalho; responsabilidade sócio-ambiental. A análise das entrevistas dos sujeitos pesquisados evidenciou que estas mudanças implicam novos pensamentos; atitudes e sentimentos; nas carreiras e nos arranjos familiares. Neste movimento; são relevantes aprendizagens autodirigidas; constantes reciclagens de conhecimentos e superação de expectativas para o crescimento profissional. As carências de aprendizagem centram-se na ampliação de competências sociais relacionadas às interações (na gestão de pessoas; na criação e manutenção de networks e no equilíbrio entre as suas esferas de vida); à percepção de mudanças e previsão do futuro; ao autodesenvolvimento de paciência; de tolerância; de confiança e do controle da ansiedade; entre outros aspectos pouco contemplados pela educação gerencial.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRGS/ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.28 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: