Trajetória Escolar De Jovens Negros Do Ensino Médio: Perspectivas Em Relação Ao Ensino Superior – Eunice Pereira Zandona

Trajetória Escolar De Jovens Negros Do Ensino Médio: Perspectivas Em Relação Ao Ensino Superior – Eunice Pereira Zandona
Acessar

Resumo:

Este trabalho teve por objetivo investigar a trajetória escolar de jovens negros do Ensino Médio e suas perspectivas em relação ao Ensino Superior. Buscou-se compreender a trajetória escolar desses jovens e suas experiências frente ao preconceito e a discriminação sofrida ou presenciada no contexto escolar; e como esses mecanismos interferiram nas trajetórias escolares dos entrevistados. A pesquisa; de cunho qualitativo; foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Cuiabá; Mato Grosso; com estudantes do Ensino Médio; do período noturno. A coleta de dados incluiu aplicação de questionário e; posteriormente; entrevista com 24 jovens negros. Foi possível constatar que o preconceito e a discriminação racial continuam agindo no espaço escolar. As experiências escolares desses jovens negros são diferenciadas em relação aos seus congêneres brancos. Suas trajetórias foram marcadas por exclusão; repetências e discriminação racial. Destaca-se o apoio familiar para superar as dificuldades.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMT/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.02 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: