Trabalho Em Grupo Na Sala De Aula Universitária – Norma De Castro Moraes

Trabalho Em Grupo Na Sala De Aula Universitária – Norma De Castro Moraes
Acessar

Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso qualitativo realizado na Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde/FESURV. Inscrito na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação/UFG, o estudo objetivou conhecer e analisar a forma como o trabalho em grupo é desenvolvido pelos professores, além de verificar a existência de indícios de que o trabalho em grupo realizado no Curso de Pedagogia contribui para a formação de pessoas colaborativas. Os procedimentos adotados incluíram análise de planos de ensino, aplicação de questionários para alunos e professores do curso, e a realização de dois grupos focais: um, com professores, outro, com alunos. O referencial teórico fundamenta-se nos conceitos de mediação e interação de Vigotski, contempla autores que discutem estratégias de aplicação do trabalho em grupo, apresenta a concepção de abordagem colaborativa. Os resultados encontrados mostram que, apesar de se constituir uma prática constante nas aulas, professores e alunos ainda encontram muitas dificuldades na condução e execução de atividades grupais. A investigação mostrou também que, apesar das atividades serem realizadas a partir de uma dimensão técnica, existe um ambiente favorável para que seja criada uma cultura de aprendizagem colaborativa, estratégia que favorece a participação, a comunicação e a interação entre os participantes, possibilitando maior aprendizado.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFG/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 706.54 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: