Trabalho Docente E Autonomia: A Tutoria E Formação Humana No Ensino Superior A Distância. – Marta Cardoso De Lima Da Costa Rego

Trabalho Docente E Autonomia: A Tutoria E Formação Humana No Ensino Superior A Distância. – Marta Cardoso De Lima Da Costa Rego
Acessar

Resumo:

O presente estudo trata da relação que se estabelece entre o atual modelo de sociedade e os objetivos para a formação dos alunos no ensino superior, com foco nos processo educacional na modalidade a distância. Os impactos das transformações causadas pela sociedade do Informacionismo foram estudados em áreas como a cultura, a economia e a sociedade, mas ainda estão carecendo de estudos mais profundos sobre seus reflexos sobre a educação e a formação humana. Um novo tempo exige uma nova forma de compreender como esses processos se dão e como podemos viabilizá-los, para além da técnica, com o olhar voltado para a educação, mas também para a formação humana, com objetivos que nos permitam conceber uma Universidade para o século XXI. Os cursos superiores na modalidade a distância oferecem a possibilidade de um processo educacional com o uso das novas tecnologias digitais, em ambientes virtuais de aprendizagem, como novas forma de comunicação e interação que reconfiguram as relações entre: espaço e tempo; professor e aluno e, principalmente, ensino e formação. Por esse motivo, a tese central centra-se na necessidade dos tutores, docentes responsáveis diretamente pela interação com os alunos na EAD, exercerem a sua autonomia para a escolha das estratégias de mediação que façam seus alunos aprenderem efetivamente e com liberdade para a tomada de decisões sobre as suas práticas em sala de aula, para uma EAD formadora.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UERJ/POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 1.07 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: