Trabalhando Conceitos Matemáticos Com Tecnologias Informáticas Por Meio Da Elaboração De Projetos De Construção Civil – João Luis Antoniazzi De Azevedo

Trabalhando Conceitos Matemáticos Com Tecnologias Informáticas Por Meio Da Elaboração De Projetos De Construção Civil – João Luis Antoniazzi De Azevedo
Acessar

Resumo:

Nesta pesquisa trabalhamos diversos conceitos matemáticos como; por exemplo; a Geometria; Matemática Financeira; Trigonometria e Álgebra; com o uso das Tecnologias Informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil; englobando a construção de casas e seus orçamentos. Para isso procuramos nos pautar nas teorias do Construcionismo (PAPERT; 1985; 1986) e da Espiral de Aprendizagem (VALENTE; 1993; 2002); buscando a elaboração de um ambiente de ensino e aprendizagem motivador. As cinco dimensões construcionistas – pragmática; semântica; sintônica; sintática e social – foram priorizadas na elaboração desse ambiente e; em decorrência disto; a espiral de aprendizagem; por meio das fases de descrição; execução; reflexão e depuração se manteve em movimento constante; auxiliando na construção de novos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos. Na composição desse ambiente de aprendizagem utilizamos o software Arcon para a construção das casas e a planilha eletrônica Excel para a elaboração do orçamento das mesmas. Nesse contexto; objetivamos investigar o potencial pedagógico de projetos de ensino e aprendizagem na exploração e construção de conceitos matemáticos segundo a abordagem construcionista; no contexto da construção e orçamento de casas. Em relação à Metodologia; a pesquisa foi de cunho qualitativo; focando os trabalhos na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento dos Projetos se deu no laboratório de Informática de uma escola Pública da Rede Paulista de ensino; utilizando o software Camtasia para o registro e auxílio na transcrição; apresentação e análise dos dados. Acreditamos que essa investigação colaborou com a Educação Matemática; no sentido de oferecer uma opção para a elaboração de um ambiente de aprendizagem; no qual se podem desenvolver projetos de ensino e aprendizagem que privilegiem o estudo de conceitos matemáticos. Uma outra contribuição desta pesquisa foi a apresentação do software Arcon para o desenvolvimento dos projetos de ensino e aprendizagem. Esse software ofereceu uma ótima interface e conseguiu representar as construções virtuais das casas de maneira muito próxima ao dia-a-dia dos alunos; por meio da visualização; a qual foi valorizada pelas ferramentas de rotação; translação; zoom; entre outras. Além disso; juntamente com a planilha eletrônica Excel; esse software ofereceu a oportunidade de explorarmos simultaneamente diversos conceitos matemáticos. Desse modo; acreditamos que esse conjunto de ações supracitado; os quais foram pautados na teoria do Construcionismo; serviram de guia para elaborar projetos de ensino e aprendizagem com elevado potencial pedagógico; pelos quais exploramos diversos conceitos matemáticos decorrentes da construção e orçamentos de casas; tendo como resultado a ocorrência de construção de novos conhecimentos matemáticos pelos alunos participantes da investigação.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/RC/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 21.23 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: