Tiras Jornalísticas & Ensino: Estratégias De Leitura Do Texto – Jair Alcindo Lobo De Melo

Tiras Jornalísticas & Ensino: Estratégias De Leitura Do Texto – Jair Alcindo Lobo De Melo
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Resumo:

Esta pesquisa qualitativa procurou investigar os processos inferenciais mobilizadas para a compreensão das tiras jornalísticas; focalizando mais especificamente os prováveis processos de geração de inferências realizados pelo leitor. O estudo dos processos inferenciais; bem como considerações referentes aos gêneros discursivos constituíram a base do segundo capítulo. Nele visamos a uma fundamentação dos gêneros midiáticos impressos e dos tipos de inferências necessárias para a construção de sentido na leitura das tiras jornalísticas. O corpus analisado neste trabalho foi constituído por cinco tiras do personagem Hagar; o horrível. Discutimos as estratégias mobilizadas no momento da leitura das tiras; tomando como ponto de partida as marcas lingüísticas oferecidas pelo texto icônico-verbal. Adotamos como concepção de língua o modelo sociocognitivista-interacional. Buscamos investigar quais inferências são produzidas ao longo da leitura. Percebemos que o processo inferencial está relacionado tanto aos esquemas mentais dos sujeitos quanto ao seu contexto pessoal; de modo que; utilizando-se destas duas fontes de informação extratextual; os sujeitos buscam estabelecer o sentido do texto com a realização de inferências lógicas; informativas e elaborativas. O objetivo central desta pesquisa foi apresentar uma proposta pedagógica voltada para a elaboração de estratégias de leitura do gênero discursivo tiras jornalísticas; o qual não foi alcançado; pois não foi possível proceder às leituras de uma forma homogênea; nem submeter as tiras em análise a uma única estratégia de leitura; fato que vem a reafirmar a natureza da leitura como elemento vivo; inconstante e que se modifica a cada processo de interação; pois não há uma delimitação concreta da perspectiva a ser tomada no momento da compreensão do texto; uma determinação do lugar social do leitor; um contexto determinado e um nível específico de análise do texto previamente definido para o leitor proceder à leitura e à interpretação desse gênero midiático.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.53 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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