Textos Literários No Ensino De Português-Língua Estrangeira (Ple) No Brasil – Neide Tomiko Takahashi

Textos Literários No Ensino De Português-Língua Estrangeira (Ple) No Brasil – Neide Tomiko Takahashi
Acessar

Resumo:

O objeto deste trabalho é estudar o emprego de textos literários e a forma como eles são aproveitados no ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE). Para tanto; apoiamo-nos nos fundamentos teóricos da abordagem comunicativa; da leitura e da enunciação a fim de investigar os potenciais pedagógicos do texto literário na sala de aula e nos livros didáticos de PLE. Com base em uma pesquisa feita com estudantes estrangeiros; pudemos detectar suas expectativas quanto à utilização de textos da literatura brasileira nas aulas; bem como suas representações lingüísticas; aí incluída a apropriação de elementos culturais; confirmando a relevância da contribuição desses textos no ensino de PLE. E; a partir da análise do emprego de textos literários e exercícios de compreensão em quatro materiais didáticos; observamos também que tais livros não podem suprir todas as expectativas dos alunos em razão de sua própria natureza didática; descontextualizada da interação autor-texto-leitor original. Como resultado; pudemos confirmar que o bom aproveitamento dos textos literários no ensino de PLE não está simplesmente no seu emprego como um pretexto em sala de aula ou nos manuais; mas no tratamento dado a eles; tendo em vista o seu caráter literário.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: USP/FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 5.96 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: