Textos Factuais E Problematizantes Em Livros Didáticos De História: Leitura E Metacognição – Patricia Ferreira Botelho

Textos Factuais E Problematizantes Em Livros Didáticos De História: Leitura E Metacognição – Patricia Ferreira Botelho
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Resumo:

Esta dissertação é motivada pela necessidade de tecer avaliações sobre os livros didáticos presentes nas escolas de Ensino Médio, verificando se esses livros permitem melhorias na qualidade da leitura. Optou-se pela avaliação de livros didáticos de História, que apresentam a característica de conter em uma mesma página textos de naturezas diferentes. A articulação entre esses textos, denominados aqui textos factuais e textos problematizantes, nos livros didáticos é o nosso objeto de interesse. Desenvolve-se este estudo à luz dos pressupostos teóricos e descritivos apresentados pelos estudos em metacognição, campo teórico que permite avaliar e questionar as estratégias de leitura presentes nesses materiais. Os estudos em metacognição podem fornecer importantes estratégias que explorem a habilidade cognitiva dos alunos como leitores, pois eles pretendem discutir a estrutura dos materiais didáticos em História, avaliando a relação entre os textos factuais e os textos problematizantes. Em vias de verificar a relação entre essas duas estruturas textuais, o conceito de dêixis discursiva será adotado nesta dissertação como recurso metacognitivo, porque promove a conscientização do aluno para a diversidade textual do livro de História e para a necessária articulação entre os textos para uma melhor compreensão dos conteúdos. Pretende-se com esse trabalho contribuir para as possibilidades de aplicação dos pressupostos relacionados à metacognição no ensino de leitura de textos em português.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRJ/LETRAS (LETRAS VERNÁCULAS)
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 10.38 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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