Texto E Contexto : Implicações No Ensino Da Língua Materna – Claudionor Alves Da Silva

Texto E Contexto : Implicações No Ensino Da Língua Materna – Claudionor Alves Da Silva
Acessar

Resumo:

Esta dissertação trata do ensino da Língua Materna oferecido pela escola pública e parte da seguinte questão: como o ensino da Língua Materna nos anos iniciais do ensino fundamental; que tome por princípio o uso do texto; pode contribuir para com a competência comunicativa dos alunos no sentido de dominar o código oral e escrito da língua? Este estudo foi realizado com base no referencial teórico-metodológico discutido por Kock (2000); (2003a); (2003b); (2003c); (2004a); (2004b); Travaglia (1997) e (2004) e Marcuschi (2000) e (2004). Assim; traça-se um percurso dos interesses pelos estudos da linguagem; nos diversos momentos históricos; discutindo as diferentes concepções de linguagem e sua relação com o ensino da língua. Considerando o texto como objeto de ensino da língua; apresenta a contribuição dos Parâmetros Curriculares Nacionais / Língua Portuguesa referendada pela Lingüística Textual que apresenta uma orientação para a análise de textos. Para a realização da pesquisa; utilizou-se da análise documental e de entrevista feita com os professores da escola; campo de pesquisa. Os dados coletados por meio desses instrumentos manifestaram-se como significativos e válidos no sentido de compreender as propostas de ensino da língua no contexto da escola. Por fim; a análise desses dados permite afirmar que; na escola; o texto não é efetivamente usado como unidade de ensino e; conseqüentemente; não objetiva o desenvolvimento da capacidade comunicativa de seus alunos

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNICAP/CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
  • Área de Conhecimento: FONOAUDIOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 364.04 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: