Testemunho, Mídia E Prosperidade: O Evangelho Segundo O Capitalismo Neoliberal – Derli Machado De Oliveira

Testemunho, Mídia E Prosperidade: O Evangelho Segundo O Capitalismo Neoliberal – Derli Machado De Oliveira
Acessar

Resumo:

Este trabalho compreende um estudo do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, elaborado a partir da análise do “testemunho” de fiéis dessa Igreja, veiculado na seção Superação do Jornal Folha Universal. O eixo central das discussões desta pesquisa se situa na noção de mudanças nas práticas discursivas, proposta por Fairclough (2001, 2008), segundo a qual as atividades sociais de educação, médica, e religião, por exemplo, são frutos da “invasão do mercado” e resultado da “pressão” para que essas instituições se envolvam com novas atividades que são definidas em grande parte por novas práticas discursivas (como marketing). Esse autor complementa afirmando que a “colonização” das atividades já existentes por tipos de discurso exteriores como o da publicidade provoca relexicalizações de atividades e relações. Como exemplo o autor cita alguns tipos de relexicalizações que acontecem na área do ensino, onde “aprendizes” são vistos como “consumidores ou clientes” e os cursos como “pacotes” ou “produtos”. Destaca também “uma reestruturação mais sutil das práticas discursivas da educação – os tipos de discurso (gêneros, estilos, etc.) que aí são usados” (FAIRCLOUGH, 2008, p.25). Utilizando-se como suporte teórico e metodológico a Análise Crítica do Discurso, focalizaremos nesta pesquisa as mudanças no domínio discursivo religioso, sua constituição na heterogeneidade pós-moderna, e a forma como outros discursos, especialmente o da publicidade (na mídia), tem moldado seu estilo e identidade.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FUFSE/LETRAS
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 18.46 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: