Teste Empírico Sobre Existência E Persistência De Market Timing Na Estrutura De Capital De Empresas Brasileiras – Marcelo Marotta

Teste Empírico Sobre Existência E Persistência De Market Timing Na Estrutura De Capital De Empresas Brasileiras – Marcelo Marotta
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Resumo:

O objetivo principal desse estudo é verificar se o comportamento relacionado a market timing afeta o volume de ações ofertado durante IPOs e observar variações decorrentes do IPO na estrutura de capital das empresas no curto e médio prazo. Para isolar o efeito das “janelas de oportunidade”; o foco desse estudo é a oferta pública inicial de ações (denominada; pela sigla em inglês IPO) para o período de janeiro de 2004 até dezembro de 2007. Existem indícios de emissão num volume superior de ações no IPO quando empresas se encontram numa condição de mercado considerada “quente” e que parte do excesso de recursos levantado é distribuído via dividendos. Ainda se verifica que tais empresas têm menor rentabilidade que empresas que vêm a mercado em períodos “frios”. Observa-se também que o nível de alavancagem no trimestre que antecede o IPO é similar tanto para empresas que vêm a mercado em momentos “quentes” quanto para as que vêm a mercado em períodos “frios”. E; finalmente; após uma significativa redução na alavancagem financeira logo após o IPO; em apenas 7 trimestres; menos de 2 anos após a oferta; pode-se observar que a alavancagem financeira de empresas que vêm a mercado em períodos quentes é revertida quase aos níveis pré-IPO.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: IBMEC/ECONOMIA – SP
  • Área de Conhecimento: ECONOMIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 464.48 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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