Tertúlia Literária Dialógica Entre Crianças E Adolescentes: Conversando Sobre Âmbitos Da Vida – Vanessa Cristina Girotto

Tertúlia Literária Dialógica Entre Crianças E Adolescentes: Conversando Sobre Âmbitos Da Vida – Vanessa Cristina Girotto
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Resumo:

O objetivo desse trabalho foi o de entender quais os processos educativos que se estabeleceram em uma atividade de Tertúlia Literária Dialógica; formada por um grupo de crianças e adolescentes moradoras em um bairro periférico do interior de São Paulo. Buscouse também entender como elesas entrelaçaram as histórias pessoais com as histórias lidas na atividade e a dinâmica vivida. As histórias lidas foram as de literatura clássica universal e nacional; conceito central na atividade. A leitura de literatura clássica na Tertúlia representa a função mediadora da aprendizagem dialógica nas tertúlias literárias dialógicas; superando a idéia determinada na sociedade capitalista informacional de quem pode e quem não pode ter acesso ao conhecimento de boa qualidade; marginalizando muitos grupos e culturas. Para a realização da pesquisa foi formado um grupo de crianças e adolescentes; no próprio bairro onde residem; sendo que uma escola de ensino fundamental existente nesse bairro cedeu o espaço para as reuniões semanais. O grupo se iniciou em janeiro de 2006; e a realização da coleta de dados se deu até dezembro do mesmo ano. Cabe destacar que a atividade ainda acontece no bairro e não tem previsão para término; já que esse foi um desejo apontado pelas participantes e seus familiares. Pautando a pesquisa no referencial da metodologia comunicativa; que tem como objetivo; entre outro; a explicação da realidade; foram realizadas entrevistas em profundidade com as crianças; adolescentes e com seus familiares; no decorrer do ano de 2006. Essa técnica permite conhecer quais são os significados que as participantes dão a uma determinada realidade. Buscou-se nessa metodologia a interpretação da realidade com osas própriosas participantes; através da realização de um grupo de discussão comunicativo com crianças e adolescentes e em outro momento com seus familiares; com a intenção de que pesquisadora e participantes pudessem dialogar e refletir sobre suas interpretações com intenção de validá-las. No grupo de discussão entre crianças e adolescentes mostramos um vídeo com um dia de atividade registrando a riqueza de alguns momentos vividos na Tertúlia. Para análise da coleta; utilizamos os dados das entrevistas e do diário de campo que acompanhou todo o período da pesquisa; além das observações e conversas na atividade. No referencial teórico explicitamos os princípios da atividade de Tertúlia Literária Dialógica; bem como os autores que lhe dão suporte. Fizemos também um resgate da história da literatura; para situar o valor da literatura clássica como mediadora da construção de espaços de diálogo; de reflexão e de emancipação. Nesse percurso fizemos um destaque sobre a literatura infantil; já que nossa pesquisa se deu com crianças e adolescentes. Os resultados alcançados permitiram revelar as inúmeras transferências de aprendizagens e ensinamentos adquiridos por crianças e adolescentes na atividade de Tertúlia e sua repercussão para outros ambientes: escola; família; e outros. Além disso; a pesquisa indicou diversas mudanças de hábitos e atitudes por parte das crianças e adolescentes; adquiridos através da apropriação dos princípios da aprendizagem dialógica em suas vidas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSCAR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 2.69 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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