Sociedade, Educação E Esporte: A Teoria Do Conhecimento E O Esporte Na Formação De Professores De Educação Física – Carlos Roberto Colavolpe

Sociedade, Educação E Esporte: A Teoria Do Conhecimento E O Esporte Na Formação De Professores De Educação Física – Carlos Roberto Colavolpe
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Resumo:

A tese trata do sistema de complexo Sociedade-educação-esporte, e analisa o trato desse conhecimento no currículo de formação de professores, para estabelecer relações e nexos entre o trabalho pedagógico, a teoria do conhecimento, o projeto de escolarização e o projeto histórico para reconhecer a proposição superadora no trato com o conhecimento, na perspectiva da formação para a emancipação humana. A temática Sociedade foi analisada a partir das relações “ser humano-natureza-cultura” e das leis gerais que regem as relações “capital-trabalho” que determinam a formação do ser humano e se expressam dentro da escola nas finalidades da educação e na teoria do conhecimento que explica o que é o ser humano, como ele conhece e como ele desenvolve as suas capacidades cognoscitivas, Educação a partir das relações capital-trabalho e trabalho-educação, que estruturam a sociedade e se expressam dentro da escola na organização do trabalho pedagógico, Esporte a partir das relações entre sociedade-educação-esporte e entre competitivo-lúdico que se expressam no currículo, no trato com o conhecimento, nos conteúdos e métodos, nos objetivos e avaliação. Este processo de análise, encontrado na literatura, da produção do conhecimento em dissertações e teses e dos programas dos cursos de educação nos permitiu a exposição: 1. do fenômeno social esportivo enquanto totalidade concreta identificado no trato do conhecimento na formação de professores e da singularidade dos processos histórico-sociais, 2. do trabalho pedagógico no tocante ao conhecimento do esporte no currículo de formação de professores. Este percurso possibilitou a apresentação de uma proposta para a organização do conhecimento em ciclos e a abordagem do conteúdo do ensino esportivo, nos Cursos de Formação de Professores em Educação Física, através do sistema de complexo “Sociedade-educação- esporte como contribuição teórica para a superação do conhecimento fragmentado, tratado em modalidades esportivas, a falta de relação e nexo entre o trabalho pedagógico e o projeto histórico nos Cursos de Formação de Professores de Educação Física no Brasil.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFBA/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 4.36 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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