Sobre Publicidade Direcionada Baseada Em Conteúdo – Marco Antônio Pinheiro De Cristo

Sobre Publicidade Direcionada Baseada Em Conteúdo – Marco Antônio Pinheiro De Cristo
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Resumo:

O grande sucesso da publicidade na Internet, observado atualmente, está diretamente relacionado ao investimento crescente em publicidade de busca que, por sua vez, tem sido essencial para o financiamento de conteúdos e serviços na Internet. De acordo com a Forrester Research, os ganhos em publicidade de busca devem subir de 3,6 bilhões de dólares em 2004 para 11,6 bilhões em 2010. De fato, estes números podem ser maiores ainda. Para se ter uma idéia, o Yahoo anunciou um ganho de 875 milhões de dólares referente apenas ao segundo trimestre de 2005, enquanto o Google reportou um ganho de 1,384 bilhões para o mesmo período. Além disso, previsões sugerem que a influência da publicidade de busca irá aumentar nos próximos anos através da diversificação e introdução de novos serviços. A exploração de tais possibilidades implica em avanços tanto nas áreas comercial quanto tecnológica. Neste trabalho, nós discutimos o uso de técnicas de Recuperação de Informação para melhorar o desempenho de sistemas de atribuição de propagandas em publicidade de busca, com ênfase em publicidade baseada em conteúdo. Nós investigamos como as diferentes evidências já disponíveis para empresas (que operam sistemas de publicidade baseada em palavras-chave) afetam o casamento de propagandas com o conteúdo de páginas da \emph{Web}. Como resultado deste estudo, nós propomos novas estratégias para atribuir propagandas a páginas da \emph{Web}. Experimentos com uma coleção de propagandas real mostram que o uso adequado das evidências disponíveis possibilita um desempenho de alta qualidade no processo de atribuição de propagandas. Nós também investigamos a combinação de evidências conceituais e sintáticas. Para isto, nós primeiro estudamos métodos para melhorar a classificação de páginas da \emph{Web} e observamos que estratégias de classificação baseadas em apontadores são melhores que as tradicionais, baseadas unicamente na análise de texto. Ao utilizarmos os melhores classificadores obtidos como fonte de informação conceitual, concluimos que a combinação de métodos baseados em casamento sintático com os baseados em casamento conceitual apresenta melhor desempenho que aqueles baseados unicamente em casamento sintático.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMG/CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
  • Área de Conhecimento: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 1.55 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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