Sistematização Do Processo Participativo De Diagnóstico Socioambiental: A Experiência Do Cescar (Coletivo Educador De São Carlos, Araraquara, Jaboticabal E Região – Sp) – Tatiana Terasin De Lima

Sistematização Do Processo Participativo De Diagnóstico Socioambiental: A Experiência Do Cescar (Coletivo Educador De São Carlos, Araraquara, Jaboticabal E Região – Sp) – Tatiana Terasin De Lima
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Resumo:

A idéia inicial desta pesquisa era acompanhar a construção do diagnóstico socioambiental do Coletivo Educador de São Carlos; Araraquara; Jaboticabal e Região – CESCAR; preparando e divulgando os resultados entre os 80 participantes em formação pelo projeto Viabilizando a Utopia (FNMA – edital 05/2005); verificando se estes utilizariam esse material como subsídio para pensar e executar suas interações educativas nas comunidades em que estão envolvidos. Como pesquisadora e participante do Coletivo posso afirmar que o processo de formação de educadoras e educadores ambientais; na premissa de que todo o trabalho seria pautado pela metodologia de Pesquisa-ação-participante; ou como preferimos chamar: Pessoas que aprendem Participando; apesar de muito intenso; teve diferenças significativas de envolvimento e participação; o que levou este trabalho por outros caminhos. Buscamos na Sistematização de Experiências; metodologia derivada da educação popular; elementos para refletir sobre as nossas práticas; podendo assim contribuir para o fortalecimento de uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora. A sistematização realizada teve como eixo temático a atuação do grupo de trabalho de diagnóstico socioambiental. A parceria entre 38 instituições de 10 municípios para a formação de 80 educandos e educandas impulsionou a estruturação de grupos de trabalho; que diante de diferentes demandas do Coletivo; se reúnem regularmente para definir diretrizes para a implementação de ações; atividades e projetos do CESCAR; o que necessariamente depende da participação e envolvimento de seus colaboradores. Como em muitas outras experiências; imprevistos aconteceram; e a construção do diagnóstico socioambiental do CESCAR; que já havia sido incorporada ao processo de formação; e a idéia de disponibilizar o material previamente foi inviabilizada. Para otimizar esforços; os dois grupos de trabalho referentes à temática do diagnóstico foram fundidos; e mesmo com sua atuação junto ao processo formativo; propondo e executando atividades que agregassem elementos para o diagnóstico; este grupo foi deixando de lado seus objetivos iniciais. Alguns membros desse grupo foram perdidos ao longo do processo; por estar com menor disponibilidade de tempo; ter outras prioridades na sua atuação junto ao Coletivo ou por terem se desligado do mesmo. Tentamos encarar essa situação de maneira positiva; considerando que a experiência; mesmo que diferente do planejado; pôde contribuir para a construção de novos saberes; fortalecendo não só o Coletivo como também podendo colaborar com os diferentes processos disseminados pelo Programa Nacional de Formação de Educadores e Educadoras Ambientais.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: USP/SC/CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL
  • Área de Conhecimento: ENGENHARIAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 445.29 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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