Sistemas Lineares Na Segunda Série Do Ensino Médio: Um Olhar Sobre Os Livros Didáticos – Carla Dos Santos Moreno Battaglioli

Sistemas Lineares Na Segunda Série Do Ensino Médio: Um Olhar Sobre Os Livros Didáticos – Carla Dos Santos Moreno Battaglioli
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Resumo:

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise qualitativa sobre a abordagem de “Sistemas Lineares” apresentada por três livros didáticos do Ensino Médio; aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). A nossa pesquisa fundamenta-se no referencial teórico dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2003); pois acreditamos na importância da conversão de registros para a construção do conhecimento pelo aluno. A nossa proposta é verificar; nestes livros didáticos; em quais registros de representações semióticas os sistemas lineares são apresentados e quais as conversões de registros propostas em seus exercícios. Escolhemos analisar livros didáticos; pois acreditamos que são os instrumentos mais utilizados pelo professor para preparar e ministrar suas aulas. Assim sendo; os livros didáticos podem determinar conteúdos e estratégias a serem trabalhadas em sala de aula. Esta pesquisa nos levou também a investigar quais são as orientações de alguns documentos oficiais – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+); (BRASIL; 2002); Orientações Curriculares para professores do Ensino Médio (BRASIL; 2006); e as Recomendações do PNLEM (BRASIL; 2007) – para a abordagem desse tema e a fazermos uma comparação do método do escalonamento nos registros gráfico e algébrico. Os resultados obtidos mostram que o registro gráfico e o registro de representação semiótica da língua natural estão presentes em dois dos três livros analisados; porém o registro gráfico está presente apenas em textos explicativos; sendo muito pouco explorado nos exercícios resolvidos ou propostos. Observamos ainda que o registro algébrico continua prevalecendo na abordagem de sistemas lineares nestes livros didáticos e que os algoritmos para a resolução de sistemas continuam sendo tratados em primeiro plano; enquanto a análise dos resultados obtidos na resolução ou na classificação de um sistema linear ainda é explorada timidamente.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
  • Área de Conhecimento: MATEMÁTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 3.64 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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