Sistema Informatizado Para Avaliação De Crianças Com Dificuldades De Aprendizagem – Fábio Theoto Rocha

Sistema Informatizado Para Avaliação De Crianças Com Dificuldades De Aprendizagem – Fábio Theoto Rocha
Acessar

Resumo:

As dificuldades no aprendizado da leitura podem ter uma causa neurológica ocasionada por fatores genéticos ou ambientais. O presente trabalho integra modelos matemáticos e neurocientíficos acerca dos processos neurais responsáveis pela leitura para estudar a dinâmica cerebral de alunos com e sem dificuldades no aprendizado da leitura. Utiliza-se, nesse estudo, uma técnica de mapeamento cerebral que considera o cérebro como uma rede complexa, onde os neurônios de diversas áreas cerebrais podem se organizar em subredes permitindo a execução paralela de diversos processos neurais. Mostra-se que os agrupamentos das áreas cerebrais de ambos os grupos, obtidos através de análise fatorial, são condizentes com modelos correntes em neurociências que sugerem para a leitura duas possíveis vias neurais, além do envolvimento de componentes de controle atencional (funções executivas).

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: USP/PATOLOGIA
  • Área de Conhecimento: MEDICINA
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 11.90 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: