Sistema Gráfico Interativo Para Ensino De Análise Estrutural Através Do Método Dos Elementos Finitos – Renata Nicoliello Moreira

Sistema Gráfico Interativo Para Ensino De Análise Estrutural Através Do Método Dos Elementos Finitos – Renata Nicoliello Moreira
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Resumo:

Esta dissertação de mestrado refere-se à expansão do INSAME (Interactive Structural Analysis Environment): um sistema computacional; em linguagem Java e programação orientada a objetos (POO) para o processamento de modelos discretos do método de elementos finitos (MEF). O trabalho consiste numa aplicação gráfica interativa para auxiliar o ensino de análise estrutural através do MEF. Apresenta-se um estudo dos diversos enfoques para a abordagem do MEF em cursos de engenharia; identificando suas generalidades e as possibilidades que o INSAME oferece para facilitar o processo de aprendizagem. Discute-se; então; sugestões disponíveis na literatura para caracterização de etapas para a solução de problemas do MEF. Após uma breve revisão dos principais conceitos da metodologia de POO; discutem-se as principais vantagens da utilização da linguagem de Java. Faz-se uma análise orientada a objetos buscando-se identificar as principais classes necessárias para exposição do núcleo numérico do sistema computacional ao usuário; de modo que o mesmo possa visualizar informações referentes à resolução de modelos do MEF. Este trabalho documenta e destaca a importância das fases de Análise; Projeto e Implementação Orientadas a Objetos. Padrões de projeto de software reconhecidamente eficientes são adotados na implementação desta aplicação. Visando separar o modelo de sua representação gráfica; a implementação desta aplicação. Visando separar o modelo de sua representação gráfica; a implementação é baseada na metáfora de programação denominada Model-Visew-Controller (MVC). Tal enfoque permite a apresentação gráfica; interativa e didática do processamento de modelos do MEF. O projeto orientado a objetos da implementação é; então; apresentado com o auxilio de diagramas UML (Unified Modelling Language) apropriados. Os recursos disponibilizados na nova interface são apresentados através de exemplos e as possibilidades de enriquecimento do processo de aprendizagem são; então; ilustradas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMG/ENGENHARIA DE ESTRUTURAS
  • Área de Conhecimento: ENGENHARIA CIVIL
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 8.10 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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