Perspectivas De Integração Modal Rodo-Hidroferroviária Na Exportação De Produtos Agrícolas E Minerais No Estado De Mato Grosso Do Sul. – Gilmerson Inácio Gonçalves

Perspectivas De Integração Modal Rodo-Hidroferroviária Na Exportação De Produtos Agrícolas E Minerais No Estado De Mato Grosso Do Sul. – Gilmerson Inácio Gonçalves
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Resumo:

O Brasil tem como principal base econômica a exportação de commodities agrícolas e minerais. Esses produtos se caracterizam por possuírem grandes volumes de produção e baixo valor agregado. Diante desses fatos; as economias geradas ao longo da cadeia logística têm papel fundamental para o sucesso da comercialização destes produtos. Nesse contexto; este trabalho teve como objetivo encontrar as rotas de transportes mais econômicas para o escoamento da soja e minérios de ferro e manganês oriundos do estado do Mato Grosso do Sul com destino à exportação. Para tal foram identificados os pólos de geração destas cargas; assim como os modais de transportes existentes e futuros; terminais de transbordos e portos marítimos para exportação. Os métodos utilizados para esta análise foram a geração de cenários; modelos de custo de transporte para os modos rodoviário; ferroviário e fluvial; e sistema de informação geográfica. Os resultados obtidos neste trabalho indicam que opções de rotas com uso do modal hidroviário são as que possuem menores custos; com forte participação da hidrovia Paraguai-Paraná. Sugere-se para futuros trabalhos; a investigação da rede de transporte estudada com o uso de restrições de capacidade e também a inclusão dos custos portuários praticados nos portos marítimos de exportação.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: USP/SC/ENGENHARIA DE TRANSPORTES
  • Área de Conhecimento: ENGENHARIA DE TRANSPORTES
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.07 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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