O Ensino Médio Em Rede Sob O Olhar Dos Diferentes Atores De Uma Comunidade Escolar – Maria Luiza Machado Menten

O Ensino Médio Em Rede Sob O Olhar Dos Diferentes Atores De Uma Comunidade Escolar – Maria Luiza Machado Menten
Acessar

Resumo:

A meta principal desta pesquisa qualitativa de natureza analítica foi contribuir para a produção de conhecimento na área de formação continuada de professores da escola básica (nível médio); por meio da descrição e análise crítica das repercussões do Programa de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio – Ensino Médio em Rede – (EMR) numa escola da rede pública estadual na qual sou professora efetiva há dezessete anos. O foco desta pesquisa incide sobre a 1ª- fase do Programa; desenvolvido em escolas de ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo; no período de agosto/setembro de 2004 a julho de 2005. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com professor/as; coordenadora e assistente técnico-pedagógica; de observações participativas (principalmente na escola); de documentos elaborados (cartas de avaliação do Programa) pelos participantes no final de sua 1ª- fase (julho de 2005) e dos materiais produzidos para o desenvolvimento do Programa; como vídeos; apostilas e CD com textos complementares. Os objetivos centrais da pesquisa foram: 1) analisar o Programa Ensino Médio em Rede (EMR) e seu referencial teórico numa perspectiva crítica; 2) identificar as concepções dos professores; da professora coordenadora (PC) e de duas mediadoras (uma assistente técnico-pedagógica e uma supervisora) sobre as políticas públicas atuais; mais especificamente; sobre o Programa Ensino Médio em Rede (EMR); 3) individualizar o movimento de sua inserção numa escola da rede pública estadual sob o olhar de seus diferentes atores; buscando delinear suas repercussões; seus impactos; suas questões polêmicas; seus pontos positivos e suas falhas. A partir da visão imediata; caótica e fragmentada proporcionada pelos discursos oficiais; pelo material produzido para o Programa; pela observação participativa; entrevistas e cartas de avaliação; busquei – por meio de aproximações e abstrações sucessivas viabilizadas pelas leituras realizadas – analisar o material coletado; o contexto atual e o referencial teórico adotado pelo Programa (professor reflexivo e pedagogia das competências) numa perspectiva crítica. Procurei estabelecer um diálogo com vários pesquisadores que apresentam filiações teóricas distintas; mas que permitiram interpretar os depoimentos e movimentos. A análise dos dados foi feita a partir de referencial na área de políticas públicas e formação continuada de professores; o que me possibilitou compreender e fundamentar algumas das discussões realizadas pelos professores; bem como perceber suas articulações com as questões estruturais do mundo globalizado e com temas historicamente instigantes na área educacional. De modo geral; todos os atores envolvidos realizaram críticas ao programa que vão desde as formas como as políticas são pensadas e introduzidas na escola até as imposições teóricas do conteúdo do programa. No entanto; alguns ganhos; não objetivados pelo programa; são percebidos como ressignificando as práticas instituídas por outras políticas públicas. Por exemplo; a sua implementação significou um avanço para a transformação da HTPC em espaço efetivo para a formação continuada de professores no âmbito da escola. Em suma; a postura crítica de alguns professores à proposta do Programa foi compreendida como uma forma de resistência política em defesa da escola pública e do trabalho docente que não podem perder seu papel histórico e sua especificidade.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSCAR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 868.39 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Ensino Médio Em Rede Sob pdf
  • livro O Ensino Médio Em Rede Sob baixar
  • livro O Ensino Médio Em Rede Sob epub
  • livro O Ensino Médio Em Rede Sob comprar
  • livro O Ensino Médio Em Rede Sob online
  • livro O Ensino Médio Em Rede Sob mobi
  • livro O Ensino Médio Em Rede Sob download