O Ensino De Empreendedorismo No Curso De Graduação Em Administração Da Universidade Federal De Sergipe: A Ótica De Seus Docentes – Ângela Maria De Souza

O Ensino De Empreendedorismo No Curso De Graduação Em Administração Da Universidade Federal De Sergipe: A Ótica De Seus Docentes – Ângela Maria De Souza
Acessar

Resumo:

Este estudo tem o objetivo principal de desvendar como os professores do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe estão ensinando empreendedorismo, que desafios enfrentam em suas práticas diárias e a valorização que dão ao tema. Tomou-se como base as representações sociais dos professores sobre o empreendedorismo, dado que o tema não apresenta consenso teórico. Como procedimento metodológico utilizou-se o estudo de caso, concentrando-se nos professores titulares do curso e usando análise de conteúdo para confrontar os dados empíricos obtidos com o referencial teórico adotado. Os resultados da pesquisa empírica demonstram que o empreendedorismo está sendo ensinado como conteúdo específico de uma disciplina obrigatória na grade curricular do curso. Afora nesta disciplina, alguns professores lidam transversalmente com o tema em algumas horas-aula que destinam na programação da disciplina que lecionam e/ou dialogando com os alunos sobre a necessidade de adotarem uma postura pró-ativa face às incertezas do mercado de trabalho. Trazer a realidade para a sala de aula é o esforço pedagógico adotado porque desconhecem métodos e técnicas específicos para o ensino de empreendedorismo, sendo esta uma das dificuldades apontada pelos professores. A falta de estrutura material e o direcionamento do curso para o empreendedorismo são desafios destacados pelos professores, que demonstram claramente uma grande valorização do tema, explicitada em suas práticas em sala de aula e no discurso proferido.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FUFSE/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 606.38 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: