O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do Curso De Pedagogia Da Unc/Mafra – Clarice Gaudêncio

Acessar

Resumo:

Esta pesquisa tem como objeto investigar o desenvolvimento profissional dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Contestado; Campus Mafra; com a questão básica: Como se dá o desenvolvimento profissional dos egressos do curso de Pedagogia da UnC/Mafra? O objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia; e para isso foram estabelecidos como objetivos específicos: identificar a atividade profissional realizada pelos egressos do curso de Pedagogia da UnC/Mafra; apontar a trajetória deste curso de formação e sua relação com o cenário do curso de Pedagogia no Brasil; identificar os avanços do curso neste período de existência e de formação do pedagogo. A pesquisa envolveu egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Contestado; que é uma Fundação Educacional do Estado de Santa Catarina; instalada no planalto norte catarinense e região oeste do estado; abrangendo um terço da área total do estado; com cinco Campi Universitários em funcionamento nas cidades de Caçador; Canoinhas; Concórdia; Curitibanos e Mafra. A abordagem da pesquisa é qualitativa e para a coleta dos dados junto aos egressos foi utilizado questionário; envolvendo os concluintes do curso nos anos de 1995; 2000 e 2005. A aplicação do questionário favoreceu contatos com egressos que se dispuseram a conceder novas contribuições; através de relatos referentes a sua formação e profissionalização. A pesquisa indagou sobre a atuação profissional na área educacional dos egressos; enquanto estudantes e após a formação no curso de Pedagogia. Também buscou subsídios da relação teoria e prática desencadeada a partir do processo de formação do curso; formação continuada e participação social dos egressos. As principais referências teóricas utilizadas foram Scheibe; Aguiar; Freitas; além dos textos produzidos a partir dos encontros nacionais da ANFOPE. A análise dos resultados aponta que no universo pesquisado; a área de atuação profissional prioritária dos egressos é a docência; especialmente na turma de egressos do ano de 1995. Os egressos que participaram da pesquisa manifestam interesse pela atuação na docência; sendo que os que não tiveram ainda a oportunidade de atuarem como professores se sentem frustrados. Com relação à formação continuada; constatou-se que todos os egressos pesquisados participaram de cursos de capacitação e também já concluíram especialização; em nível de Pós Graduação; buscando preferencialmente os cursos que posam oferecer subsídios a sua prática docente. Foi identificado também a partir dos dados coletados junto aos egressos; que no campo da pesquisa; a UnC/Mafra ainda é deficitária em programas e investimentos; pois a única oportunidade de pesquisa apontada foi a elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/PR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 756.84 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do pdf
  • livro O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do baixar
  • livro O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do epub
  • livro O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do comprar
  • livro O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do online
  • livro O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do mobi
  • livro O Desenvolvimento Profissional Dos Egressos Do download