O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor No Diálogo Sobre A Prática Docente Em Ambiente De Artigo Multimídia – Luciane Alves Vercillo

Acessar

Resumo:

O desenvolvimento profissional de professores encontra dificuldades que vêm causando impacto negativo para as mudanças que se mostram necessárias à escola. Num período de rápidos avanços tecnológicos, ambientes virtuais têm sido aperfeiçoados para instrumentalizar o professor. O objetivo deste estudo foi investigar processos argumentativos versando sobre a prática educacional num site produzido para o desenvolvimento profissional autônomo do professor. O site Artigos Multimídia agrega recursos como: vídeo, som e imagem estática (gráficos, tabelas, fotos, desenhos) e fórum, permitindo ao professor dialogar com seus pares. Os recursos são continuamente re-criados pelos professores através de acessos pela web, interconectando-se uns com os outros, construindo em um único texto ou página hipertextual, diversas possibilidades de interação. Nessa interação, observou-se o jogo argumentativo que se instala, quais são os acordos sobre os quais fundamentam a prática docente, até que ponto o argumento utilizado por um professor é suficiente para interferir diretamente nas crenças de outro. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram articulados os conceitos de desenvolvimento profissional, autonomia e argumentação. Em uma etapa inicial, 30 professores pertencentes à rede particular de ensino médio responderam a um questionário sobre sua prática educacional, desejo e disponibilidade de participar da pesquisa. Desses, 22 professores voluntários dispuseram-se a acessar o site, durante dois meses, além de outros participantes eventuais, já que o site esteve disponível para qualquer um na web. O material considerado para a análise foram os comentários publicados diretamente no site, motivados por situações oferecidas por um menu. Os resultados mostraram que os temas escolhidos pelos participantes são privilegiadamente aqueles que versam diretamente sobre o dia a dia da prática docente. Mostram que está sempre presente no discurso dos participantes uma oposição entre dois tipos de prática docente: uma pedagogia denominada tradicional, ultrapassada, a que efetivamente tem lugar na escola, e uma outra ainda não existente, libertadora, que se dedicam a definir e caracterizar, não importando o tema da discussão. Apontam a necessidade de caminhos para a transformação de uma na outra e os obstáculos que se interpõem nesse caminho. Identificam a necessidade das mudanças por uma evidente transformação das relações sociais, que inviabilizam a prática docente atual. O site mostrou-se amigável ao desenvolvimento da argumentação dos participantes, embora não tenham sido verificadas efetivas mudanças de ponto de vista dos participantes.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESA/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 2.53 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor pdf
  • livro O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor baixar
  • livro O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor epub
  • livro O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor comprar
  • livro O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor online
  • livro O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor mobi
  • livro O Desenvolvimento Profissional Autônomo Do Professor download