O Curso De Pedagogia Na Modalidade A Distância: O Pensado, O Dito E O Feito No Estágio Curricular – Elizabeth Maria Lopes Toledo

Acessar

Resumo:

Esta pesquisa teve por objetivo analisar concepções, ações e processos avaliativos do Estágio Curricular do curso de Pedagogia – modalidade EaD, da UNITINS, capazes de contribuir na formação do pedagogo dos anos iniciais do ensino fundamental. E o problema de pesquisa investigado foi: quais concepções, ações e processos avaliativos do Estágio Curricular do curso de Pedagogia – modalidade EaD, da UNITINS, podem contribuir na formação do pedagogo – anos iniciais do ensino fundamental? O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionados ao Estágio, a relação teoria-prática, ao planejamento, à orientação, à operacionalização e à avaliação do Estágio. Para o percurso metodológico, adotou-se como referência a abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso junto à coordenação do curso, professores, tutores, representante da equipe pedagógica e alunos do curso de Pedagogia – EaD, turma 2006/1 da UNITINS. O levantamento de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos institucionais e questionários. A investigação mostra as fragilidades e as possibilidades do Estágio na modalidade a distância e suas especificidades. As reivindicações por parte dos alunos são pertinentes, e as apreciações dos professores também são procedentes. Detectou-se que o Estágio de um curso na modalidade a distância tem características e exigências semelhantes ao Estágio no ensino presencial. A relação teoria-prática é fundamental em todo o curso. Os resultados alcançados apontaram a necessidade da presença de um tutor presencial em cada telessala para orientar, acompanhar e avaliar o Estágio, necessidade de equipar tecnologicamente as telessalas e os centros acadêmicos, criar mecanismos de dar à equipe docente e à coordenação do curso o feedback necessário ao trabalho desenvolvido. Essas condições, ao serem atendidas certamente contribuirão para a formação de pedagogos capazes de desenvolver suas atividades pedagógicas com qualidade, colaborando com a melhoria do ensino.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNB/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.38 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Curso De Pedagogia Na Modalidade pdf
  • livro O Curso De Pedagogia Na Modalidade baixar
  • livro O Curso De Pedagogia Na Modalidade epub
  • livro O Curso De Pedagogia Na Modalidade comprar
  • livro O Curso De Pedagogia Na Modalidade online
  • livro O Curso De Pedagogia Na Modalidade mobi
  • livro O Curso De Pedagogia Na Modalidade download