O Construir No Construído Na Produção Contemporânea: Relações Entre Teoria E Prática – Eneida De Almeida

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Resumo:

A pesquisa busca avaliar possíveis relações entre o projeto arquitetônico e o restauro de bens culturais. Tendo em vista que esse leque de relações é bastante amplo; procurou-se delimitar o estudo à atuação de dois arquitetos contemporâneos que tenham optado pela aproximação dos critérios de projeto com a análise das preexistências e a observação da cidade histórica. Dentro desse universo foram escolhidos Aldo Rossi (1931-97) e Lina Bo Bardi (1915-92). Rossi; com sua obra A arquitetura da cidade (1966); desperta interesse pelo questionamento aos preceitos do movimento moderno e pela busca de estruturas essenciais permanentes presentes nas cidades em seu devir histórico. Lina Bardi chama atenção pela tentativa de superação da fratura histórica entre o “antigo” e o “moderno” e pela ativação de um pertinente exercício crítico aplicado na intervenção relacionada a preexistências de valor documental. O estudo procura explorar os vínculos que os dois arquitetos estabelecem com os respectivos contextos de formação e com a tradição crítica italiana de modo mais amplo. A investigação adota uma abordagem histórica a partir de um recorte temporal que privilegia três momentos específicos: traça inicialmente um panorama do século XIX e da origem das teorias e práticas de conservação dos bens culturais; analisa; a seguir; a década de 1930 como momento de tensão entre duas posturas antagônicas – a conservação e a inovação – mediante a análise dos seguintes documentos: Carta de Restauro de Atenas (1931) e Carta de Atenas – CIAM (1933); por fim; enfoca o período do pós-guerra – com ênfase nos anos 1960 – como época de reconciliação entre memória e invenção; tendo como pano de fundo o ambiente cultural italiano; com atenção especial à revisão do movimento moderno no que se refere à relação com a história; bem como às discussões ligadas aos temas da conservação dos bens culturais e os desdobramentos desse debate na obra de Aldo Rossi e de Lina Bardi. Entre os objetos de estudo do campo do patrimônio arquitetônico; relacionados à produção de Lina Bardi; destacam-se: a Carta de Veneza (1964); as noções do “restauro científico e “restauro crítico”; além da Teoria del Restauro de Cesare Brandi (1963). O enfoque dos debate recentes sobre a ampliação da noção de patrimônio e suas implicações na cidade contemporânea suscita questionamentos quanto às abordagens centradas em aspectos econômicos e turísticos que relegam a segundo plano as ações de cunho cultural.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: USP/ARQUITETURA E URBANISMO
  • Área de Conhecimento: ARQUITETURA E URBANISMO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 42.73 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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