O Cinema Esculpido Na Literatura? A Circulação Multimodal Do Texto Literário E Sua Recepção Na Díade Pygmalion/My Fair Lady Por Alunos De Licenciatura Em Letras-Inglês – Liliam Cristina Marins

O Cinema Esculpido Na Literatura? A Circulação Multimodal Do Texto Literário E Sua Recepção Na Díade Pygmalion/My Fair Lady Por Alunos De Licenciatura Em Letras-Inglês – Liliam Cristina Marins
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Resumo:

Esta dissertação analisa a interface literatura/cinema na peça Pygmalion (aproximadamente 1914); de George Bernard Shaw; e em sua versão cinematográfica My Fair Lady (1964); de George Cukor; bem como a recepção dessa interface por alunos do curso de Letras; licenciatura Português/Inglês; da Universidade Estadual de Maringá; Paraná; com o intuito de verificar relações existentes entre literatura; sala de aula e multimodalidade/intermidialidade. Nesse sentido; este trabalho se justifica não somente pela análise dessa interface e sua relação com o ensino de literatura; mas também pela escassez de pesquisas voltadas para essa questão que; vale ressaltar; é bastante atual devido à inserção tecnológica nos setores educacionais e às novas práticas de leitura. Ao considerar que a pesquisa analisa a díade literatura/cinema e sua recepção; ela se fundamenta em conceitos teóricos de tradução intersemiótica; na Sociologia da Leitura e na Teoria do Efeito; de Wolfgang Iser; de modo a compreender teórica e metodologicamente o processo de transposição de uma linguagem literária para uma linguagem cinematográfica e problematizar e discutir as formas de circulação e de recepção da literatura em meios diferentes do impresso por meio da pesquisa etnográfica; observando de que maneira isso influencia a formação de leitores e práticas pedagógicas em língua inglesa. Verificou-se que My Fair Lady; apesar da abordagem acrítica às relações de gênero convencionais; foi uma produção bem-sucedida para o novo meio semiótico do qual passou a fazer parte: o cinematográfico. Além disso; constatou-se que não houve; exatamente; uma frustração por parte dos alunos no que se refere à circulação de Pygmalion no meio cinematográfico; pois; embora eles tenham apontado o desfecho romântico do musical como um aspecto negativo por quebrarem as críticas características da comédia satírica de Shaw; houve um alto grau de aceitação desse material; principalmente; devido às imagens. Por fim; os alunos também tiveram uma recepção positiva quanto à utilização de recursos multimidiáticos em sala de aula como ferramenta de aprendizagem e de estímulo à leitura. Os resultados deste estudo são; portanto; voltados para a importância da mediação do formador de professores para o desenvolvimento da leitura crítica no que diz respeito às novas tecnologias em sala de aula e às novas práticas de leitura; para que seja possível promover não somente a intercomunicação de meios semióticos e de artes; mas; também; de experiências estéticas; literárias e culturais.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UEM/LETRAS
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 864.25 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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