O Canto E A Música No Contexto Ritual Da Liturgia Na Igreja Católica: Desafios Para A Formação De Agentes Na Diocese De Vacaria/Rs – Rene Antonio Zanandréa

O Canto E A Música No Contexto Ritual Da Liturgia Na Igreja Católica: Desafios Para A Formação De Agentes Na Diocese De Vacaria/Rs – Rene Antonio Zanandréa
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O canto e a música no contexto ritual da liturgia na Igreja Católica: desafios para a formação de agentes na Diocese de Vacaria/RS. Os sons da natureza, selecionados e combinados, originaram a arte musical. A música faz parte da cultura humana, é constitutiva de sua própria existência. Na abordagem desse assunto, o capítulo primeiro deste trabalho busca uma aproximação histórica da música, investiga a antropologia da música e sua relação ritual com o sagrado, fazendo parte, inclusive, dos ritos cristãos. O Concílio Vaticano II resgatou, na Igreja Católica, o valor da arte musical e ampliou suas possibilidades. A arte musical passa a se inscrever dentre os ritos sacramentais. Mais que cantar na liturgia se nos impõe a necessidade de cantar a própria liturgia. A música passa a ser entendida como veio de participação favorecendo que os fiéis expressem sua fé, seu agradecimento e suas necessidades. Na segunda parte se busca uma aproximação com a realidade litúrgico musical da Diocese de Vacaria/RS. Além da localização histórico-geográfica, apresentam-se significativos elementos obtidos através de uma pesquisa de campo. Tendo-se como ponto referencial o Curso de Canto Litúrgico e Pastoral (CCLP), em execução há três anos, procurase entender a compreensão que as pessoas têm de música e a forma que esta incide em suas vidas. Depois, a pesquisa procura captar a função que a música ritual tem na liturgia, na opinião dos entrevistados. De modo geral os entrevistados demonstram entender que uma celebração bem cantada anima a caminhada e torna viva a Igreja cristã. Há, portanto, a necessidade de preparar os agentes da arte musical para que contribuam na realização de celebrações vivas através de um adequado uso da música e do canto nas celebrações litúrgicas. O terceiro capítulo deste trabalho procura apontar indicativos práticos para a formação dos ministros do canto e da música bem como para a sua atuação nos ritos litúrgicos. Tais indicativos tomam em consideração os passos que já se tornaram realidade a partir da renovação conciliar e, especialmente, as reflexões e exigências que se impõem para a ação evangelizadora sob a ótica da Teologia da Libertação. Esse jeito de refletir e fazer teologia inspirou passos significativos na reinterpretação bíblica e continua a oferecer métodos de análise e reflexão pastoral, inclusive litúrgicos. Aos agentes do canto e da música ritual da Diocese de Vacaria/RS sugere-se agirem considerando-se os fiéis como sujeitos da ação litúrgica, proporcionando-lhes participação ativa e momentos de verdadeira comunicação com seu Criador, através de liturgias bem cantadas. Propõe-se a formação continuada e progressiva em diversos níveis, contando com a colaboração dos sujeitos desse processo, os próprios agentes.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: EST/TEOLOGIA
  • Área de Conhecimento: TEOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 5.42 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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