O Banco Mundial E A Cidade De Buenos Aires: Apontamentos Sobre As Políticas Curriculares Para A Educação Inicial Da Década De 1990 – Elizandra Garcia Da Silva

O Banco Mundial E A Cidade De Buenos Aires: Apontamentos Sobre As Políticas Curriculares Para A Educação Inicial Da Década De 1990 – Elizandra Garcia Da Silva
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Resumo:

O presente estudo tem por objeto a análise da incorporação; por meio do presidente Carlos Saúl Menem às políticas impositivas do Banco Mundial enquanto políticas públicas para a Educação Inicial da Cidade de Buenos Aires; materializadas no Diseño Curricular de 2000. A pesquisa partiu da realidade empírica da Educação Inicial da Cidade de Buenos Aires; constatada durante algumas visitas aquele país. Os questionamentos que sugiram giravam entorno do pressuposto de que a Argentina; assim como o Brasil; havia vivenciado a crise do capitalismo da década de 1970; se situava na América Latina; aplicou os programas de políticas neoliberais na década de 1990; foi orientada pelos documentos do Banco Mundial mas apresentava instituições escolares distintas; em aspectos como estrutura e funcionamento. A partir desta singularidade da Educação Inicial se questionou: como estas políticas foram incorporadas e aplicadas pelo presidente Menem? A delimitação do estudo a década de 1990 se fundamentou na análise de que esta década foi um período de intensas transformações no sentido neoliberal; em toda a América Latina. O suporte teórico-metodológico se constitui nos fundamentos do pensamento de Marx e Engels; a partir da compreensão de que o objeto de estudo se encontra inserido em determinado contexto histórico; social; político e econômico; que o determina e que por ele é determinado. A elaboração teórica da pesquisa se fundamenta em fontes primárias; constituídas por meio dos documentos do Banco Mundial (1995 e 1996); da Lei Federal de Educação; dos Conteúdos Básicos Comuns e do Diseño Curricular para a Educação Inicial da Cidade de Buenos Aires. O primeiro capítulo apresentou a análise da conjuntura educacional da Argentina das décadas de 1970; em que a educação foi marcada pela crise da sociedade capitalista; de 1980; quando a educação expressou a crise da dívida externa Argentina e de 1990; década da aplicação das políticas educacionais neoliberais de Menem/Banco Mundial. O segundo capítulo identificou e analisou a parceria Menem/BM à Educação Argentina e à Educação Inicial na Cidade de Buenos Aires e o terceiro se constituiu da sinalização e análise das políticas impostas pelo Banco Mundial e presidente Menem; que compõe o Diseño Curricular para a Educação Inicial da Cidade de Buenos Aires. Este documento curricular apresentou as políticas destes parceiros como: contra a pobreza; de ênfase na educação básica; de eqüidade; de qualidade; da concepção da família como a responsável pela educação das crianças; como a cooparticipação da comunidade e sociedade; dentre outras.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UEM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 819.98 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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