Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De Le In-Tandem: Aprendizagem De Língua Francesa Em Contexto Digital – Fábio Roberto Fernandes

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

O processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira está ligado a diversas questões que podem garantir a aquisição de tal língua ou mesmo criar entraves que aumentam a distância entre o aprendiz e a língua-alvo. Assim, questões referentes aos fatores cognitivos, didático-pedagógicos, sociais, econômicos e culturais são significativas em relação à forma como um indivíduo aprende uma determinada língua. O presente trabalho teve como objetivo identificar e descrever as contribuições e os entraves dos meios digitais para a aprendizagem de língua estrangeira por meio da interação entre pares no escopo do projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Tal contexto de aprendizagem baseia-se nos princípios de autonomia e reciprocidade no processo de ensino-aprendizagem à distância, no qual indivíduos falantes de línguas diferentes aprendem e ensinam suas respectivas línguas por meio de atividades de interação na língua a ser aprendida. A investigação da aprendizagem em modelos não-tradicionais de ensino torna-se pertinente a medida que uma reorganização de paradigmas se estabelece na sociedade contemporânea face o desenvolvimento tecnológico observado nos dias de hoje. Tal reorganização implica em uma reestruturação do modo de se produzir e transmitir conhecimento no mundo atual. No que tange às questões educacionais, a era digital demanda uma necessidade latente de que os processos de ensino possam ser reorganizados observando os anseios e exigências que a aprendizagem na pós-modernidade apresenta. Nesse sentido, novas formas de aprendizagem que insiram em seus procedimentos o trabalho sistematizado com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são necessárias. O trabalho aqui apresentado trata-se de uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, na qual foram observados alunos franceses e brasileiros em situações de aprendizagem à distância, colaborativa e autônoma, via meio digitais. Durante a investigação foi possível observar a necessidade latente de que as questões de ordem tecnológicas sejam imprimidas no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a necessidade de implementação de um processo de inclusão digital que possa contribuir para o professor em formação.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/SJRP/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.26 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De pdf
  • livro Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De baixar
  • livro Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De epub
  • livro Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De comprar
  • livro Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De online
  • livro Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De mobi
  • livro Investigando O Processo De Ensino-Aprendizagem De download