Investigação Da Ocorrência De Transtornos Auditivos Em Crianças De 1ª E 2ª Series Do Ensino Fundamental. – Thais Alves De Sousa

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Resumo:

Muitos estudos têm mostrado que crianças; cujo limiar de sensibilidade auditiva está entre 15 e 50 dB; podem ser diagnosticadas somente quando estão apresentando dificuldades no desenvolvimento da fala; da linguagem; das habilidades de leitura e escrita. A ASHA (2002) sugere que a prevalência de perdas auditivas em crianças é; em média; de 131 para cada 1000 na idade escolar; levando-se em consideração todos os possíveis problemas auditivos que se pode encontrar. Como critério de “falha” na triagem; a ASHA recomenda que seja encaminhada a criança que não responder para tom de 20 dB NA em qualquer freqüência em uma ou ambas as orelhas. Northern e Downs (1984) sugerem que seja encaminhada a criança que apresentar média para as freqüências de 500; 1000; 2000 e 4000 Hz igual ou maior que 15 dB NA. Objetivo: Investigar a ocorrência de transtornos auditivos em crianças de 1ª e 2ª series do ensino fundamental; em duas escolas; uma da rede pública de ensino e a outra da rede particular de ensino; ambas as escolas de SP. Método: Esta foi uma pesquisa transversal; qualitativa e descritiva. A amostra foi composta por 73 crianças; idades entre 7 e 9 anos; regularmente matriculadas no ensino fundamental (Grupo I – escola pública) e Grupo II – escola privada). Todas as crianças foram submetidas ao seguinte protocolo: Inventário de desenvolvimento; otoscopia; Triagem audiométrica para obtenção dos limiares tonais para as freqüências de 500 Hz; 1000; 2000; 3000 e 4000 kHz em cabina audiométrica; e Triagem timpanométrica. Os resultados serão analisados segundo: critério de falha ASHA X Northern e Downs; escola pública x escola privada. Resultados: A análise estatística revelou que não houve diferença estatisticamente significante entre a idade e o gênero dos grupos estudados. A prevalência de crianças que falharam na otoscopia foi de 15;1% (n = 11); na imitanciometria foi de 10;0% (n=6) e na audiometria (critério Northern e Downs) foi de 12;3% (n=9). Pelo critério ASHA (1991); a prevalência de falha foi de 15;1%; (n=11). A maior prevalência de falhas à otoscopia ocorreu na escola pública (n=9 / 33;3%); constatou-se também maior prevalência de falhas à audiometria; na escola pública. Não houve diferença estatisticamente significante nas prevalências de falha da imitanciometria entre os dois grupos estudados. A análise do protocolo mostrou que houve maior prevalência de falhas na escola pública e que esta diferença é estatisticamente significante (p = 0;004) apenas quando o critério de falha é o de Northern e Downs. Conclusão: Os resultados mostram que houve maior ocorrência de falhas nas crianças da escola pública; especialmente na otoscopia e na audiometria tonal. Não foram encontradas crianças com perdas auditivas de grau superior a leve. A combinação de procedimentos para a identificação de crianças com transtornos auditivos é o protocolo a ser recomendado pois muitas vezes a criança falha somente em um dos procedimentos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/FONOAUDIOLOGIA
  • Área de Conhecimento: FONOAUDIOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 2.99 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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