Intervenções Lúdicas Com Mães De Recém-Nascidos Pré-Termo Hospitalizados – Rosely Aparecida Prendi Perrone

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Resumo:

Esta pesquisa investiga a influência de intervenções lúdicas na diminuição da ansiedade materna com mães de recém-nascidos pré-termo hospitalizados; em um hospital universitário da Grande São Paulo. São estudadas 30 mães que tiveram parto prematuro; com faixa etária entre 16 e 40 anos e escolaridade até 2º grau; por meio de estudo avaliativo-interventivo-evolutivo. Inicia-se por uma entrevista psicológica semidirigida; com o objetivo de traçar o histórico gestacional; seguida de aplicação da Escala de Ansiedade; Depressão e Irritabilidade – IDA; visando identificar o nível de ansiedade materna e do Inventário de Percepção Neonatal – IPN-I para verificar a expectativa das mães em relação ao comportamento de choro; alimento e vômito de seus bebês pré-termo. A seguir são efetuadas intervenções grupais lúdicas em 16 encontros; um a cada semana; de 60 minutos; segundo modelo piagetiano; que estimula processos afetivosemocionais e cognitivos. Os dados relativos ao histórico gestacional revelam que 75% das mães encontram-se na segunda gestação e já sofreram aborto ou óbito fetal; têm idade gestacional média de 31 semanas; peso médio do bebê ao nascer de 1.640g. e tempo de internação médio de 39;93 dias. Na análise do IDA em relação à ansiedade; 75% delas apresentam escore de alta intensidade (11;25); também alto quanto à depressão (10); o escore médio (3;73) da irritabilidade exteriorizada acompanha o da irritabilidade interiorizada (3;23). A correlação entre depressão e ansiedade indica que uma reação emocional segue a outra; não havendo diferença significativa importante entre ambas (p=0;306). O IPN-I comprova que as 30 mães têm expectativas em relação ao próprio filho similares aos bebês em geral; mostrando escores médios de 8;63 e 9;20; respectivamente; confirmados pelo escore 10;0 apontado em 75% da amostra; o que configura uma alta expectativa quanto aos aspectos de sono; alimentação e vômito dos bebês. A análise qualitativa revela que a criação de grupos lúdicos mostra-se favorável; com alta adesão e motivação das mães; favorecendo a diminuição da ansiedade; a adaptação à realidade vivida e a interação mãe-bebê de forma saudável durante a internação. O estudo apresenta a trajetória interventiva de três casos emblemáticos de diferentes níveis de ansiedade; ilustrando esta evolução. Estes dados sugerem que esta modalidade de intervenção caracterize-se como uma medida de prevenção; promoção e preservação da saúde física e psíquica da mãe e do recémnascido prematuro; com repercussões na família e na sociedade.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UMESP/PSICOLOGIA DA SAÚDE
  • Área de Conhecimento: PSICOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 543.39 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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