Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da Aprendizagem Em Serviço – Andrea Mendes Baffa

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007; demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem – alunos e professores – a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a elaboração de um diagnóstico – embasados em um referencial teórico – sobre qual seria a função da avaliação no processo de aprendizagem em serviço. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sujeitos parceiros da pesquisa e posterior realização da análise dos dados; utilizando categorias da Análise do Discurso; à luz da bibliografia que dá suporte teórico à mesma. A questão fundamental que norteou este trabalho foi: será que a avaliação do Internato Médico na PUC-Campinas – que é um período do curso que guarda características peculiares e tão diversas dos demais; uma vez que se caracteriza pelo aprendizado em serviço – é ainda praticada de modo a privilegiar o domínio cognitivo; isto é; a verificação de conhecimentos teóricos em detrimento dos demais domínios: afetivo e psicomotor? Dessa indagação advêm os seguintes objetivos específicos: procurar apontar quais seriam as dificuldades do professor-médico do Internato da PUC-Campinas na elaboração e aplicação de um processo avaliativo formativo; includente e dialógico; identificar dentre os alunos e professores do Internato Médico da PUC-Campinas qual a concepção que e ambos têm de avaliação (haveria influência da prática avaliativa sobre o aprendizado do aluno?) e finalmente; diagnosticar quais seriam as diferenças e semelhanças entre a avaliação praticada nos períodos iniciais do curso e no Internato. Analisamos os discursos de professores e alunos entrevistados; valendo-nos da Análise do Discurso e elaborando eixos temáticos de análise; a fim de darmos voz aos sujeitos do processo avaliativo; e com isso; identificarmos suas concepções de avaliação. Por fim; nas considerações finais apresentamos contribuições para a construção de um processo avaliativo mais inclusivo; dialógico e compromissado com a formação do cidadão médico.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUCCAMP/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 645.12 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da pdf
  • livro Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da baixar
  • livro Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da epub
  • livro Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da comprar
  • livro Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da online
  • livro Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da mobi
  • livro Internato Médico: Desafios Da Avaliação Da download