Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do Servir: Um Estudo De Casos Em Supermercados – Janaina Lima Firmino Martins

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

Com a concorrência vivenciada pelas grandes organizações as empresas tendem a adotar estratégias e comportamentos visando a satisfação de clientes e, conseqüentemente, a sustentabilidade de seus negócios. Sabe-se que, preços e produtos de qualidade, deixaram de ser diferenciais competitivos. Na busca de elementos e ferramentas inovadoras que contribuam para a composição de estratégias diferenciadas, estudou-se a interface entre as estratégias de serviço e o senso de servir. O senso de servir representa um desafio de proporcionar ao cliente, interno e externo, uma sensação de bem estar, através da presteza, atitude cordial, disposição de auxilio e respeito às pessoas, visando o bem comum de todas as pessoas envolvidas no processo de serviços. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo verificar se os supermercados estudados podem ser considerados servidores, de acordo com a avaliação dos clientes e funcionários. Inicialmente, foram estudados autores como: Grönroos (1993, 2003), Zeithaml e Bitner (2003) e Lovelock e Wright (2006), dentre outros autores, para identificar estratégias/dimensões servidoras e seus atributos. Foi realizado um estudo de casos múltiplos com gestores, funcionários e clientes de dois supermercados de Natal-RN. Foram aplicados 400 questionários com clientes, 60 com funcionários e entrevistas com 2 gestores, no período de julho a agosto de 2008. Foi realizada uma análise descritiva dos dados. A análise permitiu identificar através das avaliações das dimensões pesquisadas pelos clientes e funcionários que os supermercados estudados são servidores Conclui-se que os supermercados praticam estratégias servidoras em diversas intensidades e os clientes percebem os serviços e comportamentos diferenciados prestados pelas empresas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNP/ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 989.03 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do pdf
  • livro Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do baixar
  • livro Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do epub
  • livro Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do comprar
  • livro Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do online
  • livro Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do mobi
  • livro Interfaces Entre Estratégias E Práticas Do download