Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas Na Prática Pedagógica Do Professor De Matemática Da 8ª Série Do Ensino Fundamental – Mércia De Oliveira Pontes

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

As discussões referentes ao abandono da Geometria no currículo escolar; às abordagens mais significativas da Álgebra e; ainda; à utilização mútua desses dois domínios vêm direcionando pesquisas voltadas para a melhoria do ensino de Matemática. Nesta investigação; tem-se por objetivo identificar na prática pedagógica dos professores da 8a série; os conhecimentos algébricos e geométricos que possibilitam a interação entre as estruturas algébricas e geométricas; mostrar a possibilidade de tradução de situações geométricas para contextos algébricos e vice-versa; debater a aplicabilidade das estruturas de pensamento geométrico e algébrico na resolução de situações problemas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede privada de ensino; situada em um bairro de classe média da cidade de Fortaleza; que utiliza um professor responsável pelo ensino de Álgebra e outro pelo de Geometria. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Crowley (1994) que discute o Modelo Van Hiele referente aos níveis de compreensão do pensamento geométrico; D’Ambrosio (1996) que defende a Educação Matemática como recurso de mediação entre a teoria e a prática; Fiorentini; Miorim e Miguel (1993) que dão grande contribuição para repensar a educação algébrica elementar; Miorim; Miguel e Fiorentini (1993) que tratam do movimento pendular entre Álgebra e Geometria no currículo escolar brasileiro; Douady conforme Maranhão (1999) com sua teoria Jogo de Quadros em que apresenta a dialética-ferrmenta-objeto e o papel da interação entre domínios no funcionamento das fases dessa dialética e ainda Registros de Representações Semióticas de Duval (1993). A metodologia da pesquisa teve enfoque qualitativo; tendo sido utilizados os seguintes instrumentos de investigação: questionário; análise documental e teste diagnóstico para a coleta dos dados. Na fase da análise; fez-se uso da abordagem quantitativa e da qualitativa; tendo-se obtido os seguintes resultados: os professores pesquisados consideram necessária a interação entre Álgebra e Geometria; declaram que; em suas aulas; promovem esta interação. No entanto; não a identificam no livro didático adotado pela escola.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UECE/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 491.04 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas pdf
  • livro Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas baixar
  • livro Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas epub
  • livro Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas comprar
  • livro Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas online
  • livro Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas mobi
  • livro Interação Entre Estruturas Algébricas E Geométricas download