Interação Em Sala De Aula De Literatura: Vozes Leitoras E Produtoras De Sentido – Maria Elisa Brito Pereira Pinheiro

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

Entendendo a Literatura como espaço privilegiado de trabalho com a linguagem; a presente pesquisa enquadra-se no âmbito da Lingüística Aplicada (LA) à medida que se preocupa e propõe uma prática de letramento voltada para o ensino do texto literário; especificamente o poético; em salas de aula do Ensino Médio. Nesse sentido; trata-se também de uma pesquisa-ação; linha de pesquisa associada a diversas formas de ação coletiva que é orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação; conforme Thiollent (2005). Este trabalho tem por objetivo a proposição de que a atividade com a linguagem literária numa perspectiva interacionista e dialógica pode contribuir para o letramento literário do educando. A partir da percepção de que o texto poético; por seu caráter artístico e polifônico; pode permitir que o educando se coloque não só como ouvinte passivo; mas também como falante ativo e reflexivo; a hipótese inicial é a de que; numa relação dialógica; o aluno pode contribuir para construção dos sentidos do texto; e; a partir daí; tomar gosto pela linguagem literária; diferentemente do que vem acontecendo na escola. Nesse sentido; o trabalho organizase em quatro capítulos. No primeiro; são feitas algumas reflexões acerca do ensino de Literatura no Ensino Médio. Autores como Coelho (1968; 2000) Lajolo e Zilberman (1996; 2002) Chiappini (2001); Cury (2007); Cereja (2005); Morin (2005) e Candido (1995) fundamentam essa parte da pesquisa. No segundo capítulo; são estudados conceitos teóricos de Bakhtin (1981; 1997; 2003) e Vygotsky (1991; 1999; 2001) autores que atribuíram papel fulcral à linguagem; considerando-a o elemento mediador das interações sociais. Acredita-se que a leitura da obra desses dois mestres pode consideravelmente contribuir para uma concepção de ensino de Literatura pautada na exploração e na riqueza dos significados que cada indivíduo traz de suas experiências sócio-culturais. No terceiro capítulo são estudadas as representações que alunos do Ensino Médio; terceira série; demonstraram acerca do leitor de poesia a partir do estudo dos conceitos ethos; imagem e representação; segundo as proposições de autores como Pêcheux (1997); Maingueneau (2005) e Amossy (2005). Finalmente; no último capítulo; serão narradas e analisadas três experiências com letramento literário em uma sala de 3º ano do Ensino Médio. Os resultados apontam para a necessidade de potencializar a capacidade leitora dos educandos que; inseridos no contexto escolar e enunciando do lugar de alunos; ainda não se vêem como leitores do texto poético. Dessa forma; tal processo de letramento subsidia-se nas negociações das relações de poder-saber dentro 8 da sala de aula; (contribuindo assim para a construção de relações mais simétricas que dão ao aluno VEZ) e nas possibilidades de exploração e fruição do texto literário; (permitindo que o aluno contribua significativamente para a construção dos sentidos do texto; dando a ele; pois; VOZ).

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA APLICADA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 973.08 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Interação Em Sala De Aula De pdf
  • livro Interação Em Sala De Aula De baixar
  • livro Interação Em Sala De Aula De epub
  • livro Interação Em Sala De Aula De comprar
  • livro Interação Em Sala De Aula De online
  • livro Interação Em Sala De Aula De mobi
  • livro Interação Em Sala De Aula De download