A Vivência Do Aluno Com Distúrbio Do Processamento Auditivo No Contexto De Ensino-Aprendizagem: Uma Experiência Em Aulas De Língua Inglesa – Cynthia Fernanda Ferreira Cesar

A Vivência Do Aluno Com Distúrbio Do Processamento Auditivo No Contexto De Ensino-Aprendizagem: Uma Experiência Em Aulas De Língua Inglesa – Cynthia Fernanda Ferreira Cesar
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Resumo:

O objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem; considerando para isso a perspectiva de quem o vivenciou: a professora-pesquisadora e três alunos com diagnóstico de distúrbio do processamento auditivo. A fundamentação teórica deste estudo está ancorada: (a) na visão de aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (1930/1998 e 1934/2005); (b) na relação entre afetividade e o processo de ensino-aprendizagem segundo Wallon (1979; 1986 e 1941/2007) e seus seguidores; dentre eles Mahoney (2007); Almeida (1999) e Leite e Tassoni (2002); (c) no conceito de necessidades educacionais específicas e a inclusão escolar segundo Glat (2004); (2004); Mitler (2003) Gonzáles (2007) e outros; (d) no conceito de dificuldades de aprendizagem segundo Garcia (1998); Weiss e Cruz (2007) e outros; (e) nos tipos de dificuldades de aprendizagem e no conceito de distúrbio do processamento auditivo conforme Smith e Strick (2001); Machado (2003); Pereira (1997) e outros. Esta pesquisa foi realizada em uma escola regular da rede privada de Ensino Fundamental e Médio em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. A coleta dos registros textuais ocorreu nas aulas de Língua Inglesa desta professora-pesquisadora. Os instrumentos de coleta utilizados foram: notas de campo; entrevistas e questionários. Apoiei-me na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (van Manen; 1990) para descrever e interpretar o fenômeno em questão; utilizando o processo de tematização sistematizado por Freire (2007); com base na proposta de van Manen (1990). Minha interpretação dos registros revelou que o fenômeno a vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem se constitui por quatro temas: Aspectos da Aprendizagem; Ação Pedagógica; Afetividade e Inter-Relações Pessoais

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 673.03 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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