Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De Coimbra Ss Opiniáo Illustrada Do Paiz – Antero De Quental

Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De Coimbra Ss Opiniáo Illustrada Do Paiz – Antero De Quental
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De Coimbra Ss Opiniáo Illustrada Do Paiz
  • Autor: Antero De Quental
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 322 KB
  • Número de páginas: 13 páginas
  • Editora: Library of Alexandria (29 de julho de 2009)
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

Leia a sinopse:

O Visconde de S. Jeronimo, Bazilio Alberto de Sousa Pinto, por longos annos lente da Faculdade de Direito na Universidade, era seu reitor, e jß desde tempos, no anno lectivo de 1862 a 1863. O antigo liberal de 1820, deputado ßs Constituintes de 1821, esquecera, parece, nos fins de sua vida, os principios com que a inaugurara na scena politica, e tornßra-se profundamente antipathico ß Academia, sobre a qual fazia pesar todo o rigor da obsoleta legislaåáo universitaria, a mais incongruente,{6} tirannica e injustificavel de todas as legislaåòes, cujos artigos draconianos tèm resistido a todas as evoluåòes da sciencia do direito e a todas as conquistas da civilisaåáo, recordaåáo ominosa, tetrica e funebre das edades inquisitoriaes. E conhecendo bem o Visconde de S. Jeronimo a existencia d’essa antipathia, e que de dia para dia se ia ella exarcerbando, rasgando cada vez mais fundo abysmo insuperavel entre a Academia e elle, em lugar de algo fazer para a diminuir, se náo extinguir, punha todo o seu empenho no contrario provocando em tudo e por tudo, sempre que para isso se lhe deparava ensejo, o exaspero dos animos dos estudantes. A tal ponto se foram, em essa maneira, apurando as cousas, que{7} deliberada a grande maioria da Academia a dar ao reitor um testemunho bem solemne e frisante de sua incompatibilidade com este, para realisaåáo d’elle foi aprasado o dia 8 de Desembro de 1862, por occasiáo da solemne distribuiåáo dos premios aos estudantes laureados da Universidade, para a qual, desde longuissima data, destinado e consagrado o dia 8 de desembro em que a egreja commemora a Conceiåáo de Maria, decretada por D. Joáo 4.º Padroeira do Reino, e Protectora da Universidade. Effectivamente n’esse dia inteiramente apinhada de estudantes a vastissima sala dos Capellos, onde a solemnidade da distribuiåáo dos premios se soe realisar, apenas o Visconde de S. Jeronimo comeåou de falar, na sua qualidade de reitor,{8} inteiramente se evacuou o amplo recinto de todos os estudantes, que o enchiam, voltando-lhe as costas a immensa mole de batinas, que reunida no pateo da Universidade, enthusiasticos vivas soltou ß liberdade

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De Coimbra Ss Opiniáo Illustrada Do Paiz – Antero De Quental gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De Coimbra Ss Opiniáo Illustrada Do Paiz – Antero De Quental", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De pdf
  • livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De baixar
  • livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De epub
  • livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De comprar
  • livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De online
  • livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De mobi
  • livro Manifesto Dos Estudantes Da Universidade De download