Padrão Enade – Análise, Reflexões e Proposições à Luz da Taxonomia de Bloom
Por Alexandre Mendes Nicolini O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), tem avaliado há 18 anos o desempenho dos egressos dos cursos superiores por meio de testes padronizados conhecidos como Provão e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). No entanto, verifica-se em todas as áreas do conhecimento que pouco se avançou em termos de performance dos avaliados, denotando baixo incremento na eficácia da formação oferecida à sociedade.
O Enade busca articular os conteúdos da formação profissional e as competências profissionais desejáveis que estão expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Ao final de cada edição, o Inep emite um relatório com os resultados detalhados em microdados para todos os cursos avaliados, o que permitiria às Instituições de Ensino Superior (IES) compreender as lacunas nos processos de ensino-aprendizagem dos seus egressos, caso tivessem desenvolvido metodologia adequada.
Este livro se propõe a analisar o que é o Padrão Enade e ajudar as IES a criar uma metodologia de leitura e análise dos resultados deste exame que possibilite o desejável feedback para a evolução dos conteúdos programáticos, estratégias de ensino, estratégias de avaliação e design das matrizes curriculares.
Os autores objetivam, dessa forma, auxiliar as IES a desenvolver um outro olhar sobre a avaliação e fornecer um cabedal de conhecimento que as ajude a compor um painel de acompanhamento do desempenho dos seus cursos e egressos, a fim de evitar que a mão de obra formada não venha a estrangular as necessidades de desenvolvimento profissional no Brasil.
Obra recomendada para formação de professores nos cursos de especialização, mestrado e doutorado para as áreas de ciências gerenciais (administração, economia, ciências contábeis e cursos superiores de tecnologia em RH, marketing, finanças e outros da área de gestão). Leitura complementar para disciplinas de metodologia do ensino superior.
O Enade busca articular os conteúdos da formação profissional e as competências profissionais desejáveis que estão expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Ao final de cada edição, o Inep emite um relatório com os resultados detalhados em microdados para todos os cursos avaliados, o que permitiria às Instituições de Ensino Superior (IES) compreender as lacunas nos processos de ensino-aprendizagem dos seus egressos, caso tivessem desenvolvido metodologia adequada.
Este livro se propõe a analisar o que é o Padrão Enade e ajudar as IES a criar uma metodologia de leitura e análise dos resultados deste exame que possibilite o desejável feedback para a evolução dos conteúdos programáticos, estratégias de ensino, estratégias de avaliação e design das matrizes curriculares.
Os autores objetivam, dessa forma, auxiliar as IES a desenvolver um outro olhar sobre a avaliação e fornecer um cabedal de conhecimento que as ajude a compor um painel de acompanhamento do desempenho dos seus cursos e egressos, a fim de evitar que a mão de obra formada não venha a estrangular as necessidades de desenvolvimento profissional no Brasil.
Obra recomendada para formação de professores nos cursos de especialização, mestrado e doutorado para as áreas de ciências gerenciais (administração, economia, ciências contábeis e cursos superiores de tecnologia em RH, marketing, finanças e outros da área de gestão). Leitura complementar para disciplinas de metodologia do ensino superior.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alexandre Mendes Nicolini
- ISBN-10: 8597001410
- ISBN-13: 978-8597001419
- ASIN: B073DNTQ11
- Editora: Atlas
- Idioma: Português
- Tamanho: 2340 KB
- Nº de Páginas: 131
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Padrão Enade – Análise, Reflexões e Proposições à Luz da Taxonomia de Bloom, escrito por Alexandre Mendes Nicolini. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.