Desenhos, Cartas e Testamento Original de Franz Kafka

testamente franz kafka

Os documentos preciosos do famoso escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924) encontraram um lar definitivo na Biblioteca Nacional de Israel, em Jerusalém. A coleção, que contém cartas, desenhos e o testamento original de Kafka, pode ser explorada digitalmente. No testamento, Kafka pediu a seu amigo, Max Brod, que queimasse todos os seus trabalhos literários. Porém, Brod, ignorando o pedido de Kafka, guardou seus escritos e escapou para Tel Aviv em 1939 com os documentos valiosos.

Kafka, que só ganhou fama depois de morrer, acreditava que Brod atenderia seu pedido de destruir seus trabalhos. Mas, por causa da escolha de Brod de conservar os escritos de Kafka, o mundo pôde conhecer o talento literário de Kafka. Este gesto de Brod colocou Kafka no foco literário do século 20, tornando-o um dos grandes escritores da época.

A história dos documentos de Kafka não acabou com a morte de Brod em 1968. Uma disputa jurídica envolvendo vários países levou à transferência dos documentos para a Biblioteca Nacional de Israel em 2019. Entre os documentos, foram reveladas surpresas, como desenhos inéditos e um caderno de notas de Kafka de 1920. Embora não tenha sido achado nenhum trabalho literário novo, a acessibilidade desses documentos oferece uma nova perspectiva sobre Kafka, mostrando um lado mais pessoal e próximo da vida de um dos escritores mais misteriosos da história literária.

Desenhos, Cartas e Testamento Original de Franz Kafka