10 Melhores Livros de Mistério de Todos os Tempos

10 Melhores Livros de Mistério de Todos os Tempos

A vida é sobre desafios, enigmas e nosso sucesso em explicar o impossível. E é exatamente isso que é o mistério, algo intrigante, incompreensível e difícil de entender. Esses desafios excitam nossas células da glia e neurotransmissores, nos emocionam e nos deixam em suspense. Ao falar de romances e literatura, um leitor de livros procura arte, ação, ficção, narração, suspense; e mistério é o gênero que cobre tudo. Um romance de mistério incluiria enigmas, segredos, problemas não resolvidos, crime, suspense, assassinato, morte, morbidade e quebra-cabeças. Portanto, se você tem um coração fraco e se assusta fácil, provavelmente deve recuar. No entanto, aqueles que são os “Sherlock Holmes” da família, aqueles que acordam para decifrar enigmas e quebra-cabeças, resolvem disputas e ficam encantados com o mundo misterioso e gostam de viver em suspense, definitivamente devem ler os melhores livros de mistério!

1. A Delação, de John Grisham

Corrupção, conflito de interesses, favorecimentos ilícitos, compra de sentenças, delações premiadas… Parece Brasília, mas é a trama do romance de John Grisham. Lacy Stoltz trabalha para o Conselho Judicial da Flórida e investiga a atuação da juíza Claudia McDover no processo que autorizou a construção de um cassino em terras indígenas, abrindo caminho para a ampliação dos negócios de um certo Vonn Dubose. Ganancioso e nada ético, Dubose não mede esforços para alcançar seus objetivos, comprando o apoio da juíza McDover numa trama que envolve falcatruas e assassinato, e que colocará em risco até mesmo a vida de Lacy Stoltz e seus colegas do Conselho de Conduta Judicial. Veterano da lista dos mais vendidos do The New York Times, com mais de 30 livros publicados, vários deles transformados em filmes de sucesso, Grisham mostra que segue em ótima forma com este clássico thriller de tribunal.

2. O Código Da Vinci, de Dan Brown

O Código Da Vinci, que também foi transformado em filme, com o personagem principal executado excepcionalmente bem por Tom Hanks. Este livro deixará você em transe hipnótico. O livro é sobre um simbolista, Langdon, que acorda um dia para atender um telefonema que muda sua vida. Sua jornada é acompanhada pela criptóloga francesa Sophie. Juntos, eles quebram uma série de enigmas e códigos bizarros escondidos sob a arte de Leonardo Da Vinci.

3. A Mulher de Branco, de Wilkie Colins

Este romance se passa no século XIX, e o conjunto é retratado e retratado de maneira brilhante. Este é um excelente romance misterioso, assustador, peculiar, com personagens e cenas imaculados e bem explicados, que vão arrepiar sua espinha.

4. Eye of the Beholder, de Marc Behm

Não importa quantas vezes eu li este livro, ele sempre me dá arrepios e calafrios. O enredo gira em torno de uma serial killer do sexo feminino que detesta intensamente os homens, mas de alguma forma é validada. Esse ‘matador’ está sendo seguido pelo detetive particular, o olho, por cerca de dez anos. O relacionamento que foi descrito entre esses dois personagens é de longe o mais inesperado e intrigante que você encontrará.

5. Sneaky People, de Thomas Berger

Quando se fala em mistério, pensa-se imediatamente em assassinato, ofensa, maldade e violência. No entanto, este romance é bastante uma história de crime humorístico. Um cara simples chamado Buddy Sandifer que quer sua esposa morta e, portanto, contrata alguém para fazê-lo. O objetivo por trás disso é passar o resto de seus dias com uma mulher promíscua com quem ele está tendo um caso. O livro leva algumas rodadas hilárias, tornando este o romance mais cômico e misterioso de todos os tempos!

6. A Simple Plan, de Scott B. Smith

A Simple Plan do título sugere algo sobre um plano simples, mas é tudo menos isso! Dois irmãos se deparam com um avião acidentado e, após uma busca completa, encontram uma quantia considerável de dinheiro e tudo o que precisam fazer é apresentar um plano simples para ocultar a fortuna que encontraram. A trama leva algumas reviravoltas inesperadas e essas pessoas inocentes acabam se tornando criminosas. Quem procura uma leitura mais realista deve definitivamente optar por este romance.

7. E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie

Houve uma versão de Hollywood deste livro, mas é claro que os filmes nunca fazem justiça aos romances. O layout é o clichê em que as pessoas ficam presas em uma ilha e começam a morrer uma após a outra e começam a acusar uma a outra da má conduta. Portanto, há um total de dez pessoas que supostamente foram acusadas dos assassinatos até que todas as dez tenham morrido e não resta mais ninguém que possa ser o último suspeito!

8. A Filha do Tempo, de Josephine Tey

O layout é recuado durante a era dos Tudors. Um inspetor Alan Grant tem uma habilidade especial e um hobby de estudar retratos trazidos a ele por um amigo e se entrega a um caso de quase quinhentos anos atrás, durante o tempo dos Tudors! Soa meio peculiar, não é? Portanto, se você é um tipo de leitor de mistério histórico, este livro é o escolhido.

9. A Sangue Frio, de Truman Capote

Esta é uma história assustadora sobre uma família que foi assassinada em sua própria casa, sem nenhum traço de motivo para causar esse acidente. Um investigador se envolve com este caso e chega ao fundo dele. Captoe inventou esse gênero lendário de não ficção literária, que cria uma leitura absolutamente fascinante.

10. Contos de Imaginação e Mistério, de Edgar Allan Poe

Poe começou a escrever pequenas histórias de mistério, eventualmente para se tornar o pai desse gênero. Seu enredo inclui todos os conceitos básicos de que você precisaria para se entregar a um romance de mistério; é uma compilação de diferentes escritos deste autor. Este romance afirmou ser uma das melhores obras escritas de Poe. Os que leram estão acostumados com o estilo de escrita de Poe, mas os que não devem ler essa literatura gótica.