Promoções de
Livros no WhatsApp

  • Ofertas imperdíveis
  • Descontos especiais
  • Novas promoções todos os dias
Entre no Canal

ESPORTE DO OPRIMIDO: Utopia e Desencanto na Formação do Atleta de Futebol

Por Hergos Ritor Froes de Couto

Sobre o livro

No lançamento da primeira edição deste livro em um evento acadêmico realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará, pude falar a respeito do conteúdo da obra e detalhar alguns de seus aspectos, especialmente os que se relacionam com parte da trajetória de minha vida, quando fui jogador de futebol das categorias de base e profissional de um grande clube de futebol do cenário nacional.

Também expliquei que o livro é resultante de minha tese de doutorado e que, portanto, não poderia ser apenas uma representação particular das experiências vividas por mim acerca do que ocorre no ambiente futebolístico, dentro e fora do campo, mas que desenvolve, também, reflexões mais histórico-sociológico-políticas e pedagógicas sobre a formação do jogador profissional do esporte bretão.

O mesmo se passou quando fui convidado por uma livraria, localizada na cidade de Santarém, no estado do Pará, para apresentar esta obra ao público em geral.

Um livro como este, apesar de seu cunho acadêmico, expressa, também, as conquistas e vicissitudes, os avanços e recuos, os sonhos e os desafios de e um jovem que deixa sua casa, na mais tenra idade, para viver no internato de um clube esportivo, em busca de um sonho de profissionalização futebolística, como milhares de jovens do mundo e do Brasil.

Apresenta, porém, preocupação com questões históricas, sociais, políticas e educacionais específicas relativas à formação do jogador de futebol profissional, reveladas “sem cortes”, especialmente por abordar a opressão – mas, também, o eventual e possível processo de conscientização – inerente nas relações de poder que se manifestam nos bastidores esportivos, desde os processos desenvolvidos nas “escolinhas” (comerciais) de futebol, até os que ocorrem no interior dos grandes clubes, que são também formadores de atletas.

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro ESPORTE DO OPRIMIDO: Utopia e Desencanto na Formação do Atleta de Futebol, escrito por Hergos Ritor Froes de Couto. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.