Zumbidos: Anti–Haicais
Por Diogo Rossi Ambiel FaciniMas não se assustem, caros leitores. Não há motivo para temer. Só há poesia.
Os poemas deste livro foram desenvolvidos a partir de uma condição um tanto desagradável em que me encontro: o fato de escutar constantemente zumbidos.
Desse modo, cada poesia é pensada como um zumbido, uma pequena ocorrência dele, ou uma sensação relacionada, ou alguma consequência.
Porém, leitores, não pensem que se trata de obra narcisista ou de lamentação individual. Procurei pensar no zumbido de maneira mais ampla, inclusive procurando escutar outros zumbidos no mundo.
Além disso, procurei pensar nessa condição um tanto complexa, que pode servir para outras pessoas e outros zumbidos existenciais: como viver com uma marca, algo com que devemos lidar no dia a dia, algo que, de algum modo, nos constitui?
Com ou sem nossos zumbidos, prossigamos.
Haicai? Anti-haicai?
Nesta obra, adotei uma forma poética bastante específica, talvez a menor existente: o haicai. Essa sua “pequenez” talvez tenha sido a característica que mais me motivou a escrevê-la, já que queria retratar algo um tanto minimalista: os zumbidos cotidianos de todos nós.
O haicai é originário do Japão. É dividido em três versos, que totalizam dezessete sílabas: o primeiro e o terceiro possuem cinco sílabas, enquanto o segundo possui sete. Empreguei estritamente essa estrutura nos setenta poemas que constituem este livro.
Mas, então, por que anti-haicais? Os poemas aqui reunidos não são contra os haicais, mas destoam um pouco deles justamente por tratarem de temas talvez distintos daqueles presentes nos haicais tradicionais, como uma presença forte do silêncio.
Brincadeira, ou autoafirmação, não importa. Aqui estão.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Diogo Rossi Ambiel Facini
- ASIN: B081Z7STY7
- Editora: Diogo Rossi Ambiel Facini
- Idioma: Português
- Tamanho: 1634 KB
- Nº de Páginas: 79
- Categoria: Jovens e Adolescentes
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Zumbidos: Anti–Haicais, escrito por Diogo Rossi Ambiel Facini. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.