Diz a tradição que o tal sujeito era um sapateiro português assentado na então capital da colônia em meados do século XIX. Certa feita, com saudade das festas de sua terra natal, o sapateiro saiu tocando seu bumbo pelas ruas da cidade, e acabou juntando o povo num grande festejo. Em pouco tempo, o bumbo ganhou a companhia do tambor, da caixa, da zabumba e do tamborim; o grupo virou cordão; a rima virou música; e o confete chegou para colorir ainda mais a festa. Nascia assim, em 1850, o primeiro Zé-Pereira nacional.
Mas foi em 1896, com a montagem da comédia O Zé Pereira carnavalesco, que a tradição do Zé Pereira se tornou ainda mais popular por aqui, imortalizada na quadrinha criada por Francisco Correia Vasques, responsável pela adaptação da canção original: “Viva o Zé Pereira / Que a ninguém faz mal / E viva a bebedeira / Nos dias de Carnaval!”
Ô abre-alas que o Zé Pereira quer passar e contar essa história cheia de alegrias, ritmo e tradições para os pequenos!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Karen Acioly
- ISBN-10: 8562500348
- ISBN-13: 978-8562500343
- ASIN: B00EJN2NGS
- Editora: Rocco Digital
- Idioma: Português
- Tamanho: 3115 KB
- Nº de Páginas: 65
- Categoria: Infanto-Juvenil
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Viva o Zé Pereira! (Caras e máscaras), escrito por Karen Acioly. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.