VIDA DE DOM QUIXOTE E SANCHO
Por Miguel de UnamunoA tradução ao português de Vida de Dom Quixote e Sancho, de Miguel de Unamuno, feita pelo escritor Cláudio Aguiar, em certo sentido, traz ao leitor um ar de novidade. Primeiro, porque chega ao Brasil tardiamente em termos editoriais; depois, porque sendo Aguiar um espanhista conhecedor da obra unamuniana, que também viveu em Salamanca (aliás, onde se doutorou em Direito por sua vetusta universidade), a mesma urbe milenar eleita por Miguel de Unamuno como definitivo espaço vivencial e amoroso, apesar de ter nascido em Bilbao, epicentro cultural e artístico do País Basco.
Em 1904, quando em Espanha foi comemorado o terceiro centenário do aparecimento de O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, Miguel de Unamuno escreveu Vida de Dom Quixote e Sancho, por muitos lida como uma espécie de biografia intelectual em homenagem às famosas personagens cervantinas por causa da efeméride. No entanto, imediatamente, Unamuno recusou a referência de que seu livro fora escrito para comemorar centenário.
O que mais chama a atenção em Vida de Dom Quixote e Sancho é a singular visão dada por Miguel de Unamuno, sobretudo em relação a Dom Quixote de La Mancha, ao retirar de seus ombros a condição de mera personagem ficcional criada ou erigida por Miguel de Cervantes. Defendeu exatamente o contrário: Dom Quixote foi um ente real de carne e osso. Ora com argumentos realistas e plausíveis, ora com proclamada certeza acadêmica suficiente para deixar o leitor diante de intensa curiosidade para o deslinde de tal versão, aduz Unamuno que Cervantes apenas recebeu do historiador árabe Cide Hamete Benengeli as informações necessárias à narrativa sobre a vida do famoso cavaleiro andante.
Outro dado importante é que Miguel de Unamuno refaz em Vida de Dom Quixote e Sancho, capítulo por capítulo, o périplo de Dom Quixote e seu escudeiro por várias comunidades de Espanha, vivendo, ele mesmo, uma espécie de internalização do espírito quixotesco, ora ampliando ou recusando aspectos mostrados por Cervantes, ora negando-os com a veemência de um cavaleiro andante. É nítida a sensação de que temos dentro da história do famoso Dom Quixote um segundo Dom Quixote “salmantino” que bem poderia fazer par com aquele outro não menos emblemático personagem criado por Cervantes, Sansão Carrasco, bacharel por Salamanca, que andou, viu e vivenciou quase todas as aventuras de Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança.
Vida de Dom Quixote e Sancho é, portanto, obra exemplar porque leva o leitor não só a reviver os passos do famoso Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho por terras de Espanha, mas, também, por revelar Miguel de Unamuno como extraordinário escritor dotado de amplos e variados conhecimentos. Os temas elegidos por Unamuno abarcam desde a filosofia à poesia, do prosador e narrador inigualável ao ensaista perspicaz, do historiador ao professor de grego e reitor vitalício da Universidade de Salamanca, dono, por fim, de obra que o credencia como mestre detentor de saberes que lhe têm merecido o reconhecimento e o respeito no mundo inteiro.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): MIGUEL DE UNAMUNO
- ASIN: B08PQ6DV6T
- Idioma: Português
- Tamanho: 1973 KB
- Nº de Páginas: 381
- Categoria: Biografias e Histórias Reais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro VIDA DE DOM QUIXOTE E SANCHO, escrito por MIGUEL DE UNAMUNO. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.