Três poetas do samba–enredo: compositores que fizeram a história do carnaval
Por Rachel ValençaSobre o livro
Em Três poetas do samba-enredo: compositores que fizeram a história do carnaval, a pesquisadora Rachel Valença, o jornalista Leonardo Bruno e o dramaturgo Gustavo Gasparani narram as evoluções deste gênero musical surgido nas escolas de samba do Rio de Janeiro, e suas transformações ao longo de oito décadas, desde os anos 1950.
Os autores nos guiam pelas histórias a partir da trajetória de três baluartes do samba: Aluísio Machado, David Corrêa e Hélio Turco, afiliados respectivamente a tradicionais agremiações cariocas: Império Serrano, Portela e Mangueira.
Embora, por vezes, desconhecidos do grande público, estes compositores têm seus refrãos cantados nas ruas e nos salões por multidões, e pertencem a uma geração de sambistas que viveu o apogeu dos compositores de escolas de samba.
O livro mostra os bastidores das competições anuais, as parcerias, as vitórias, as controvérsias, e como o compositor, outrora figura central e força motriz em todo esse processo, a partir da era do Sambódromo, foi se tornando aos poucos coadjuvante no cenário.
Neste livro, aprendemos sobre a importância destes três poetas do samba, que, com seus enredos e melodias, deram continuidade ao trabalho de criadores e fundadores das primeiras escolas de samba, como Cartola, Paulo da Portela, Ismael Silva, Carlos Cachaça, entre outros.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




