Sobre a Constância do Sábio é um ensaio moral escrito por Sêneca em forma de um diálogo. A obra celebra a serenidade do sábio estoico ideal que, com firmeza interior, é imune às injúrias e adversidades. São conselhos práticos sobre como enfrentar insultos.
No diálogo, Sêneca argumenta que o estoicismo não é tão rígido quanto parece à primeira vista. Recordando a figura de Catão, argumenta que ele não sofreu nem injúrias nem insultos. Embora Sereno se oponha a este paradoxo, Sêneca fornece outras analogias para afirmar a natureza inexpugnável da pessoa sábia. É feita então a distinção entre iniuria (injúria) e contumelia (insulto), seguindo o ensaio com discussões sobre a natureza dos dois temas, mostrando que o sábio é imune tanto a insultos quanto a injúrias. Sêneca conclui o tratado enaltecendo a figura do sábio ao mesmo tempo em que oferece conselhos práticos a todos nós que somos imperfeitos.
É dirigido ao seu amigo Aneu Sereno e foi escrito entre os anos 47 e 62, sendo um dos três diálogos endereçados a Sereno, que também inclui “Sobre a tranquilidade da alma” e “Sobre o ócio”. O diálogo, em traduções antigas, foi nomeado Sobre a Firmeza do sábio.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Sêneca
- ISBN-10: 1619652684
- ISBN-13: 978-1619652682
- ASIN: B089DHCHX2
- Editora: Montecristo
- Idioma: Português
- Tamanho: 1407 KB
- Nº de Páginas: 81
- Categoria: Autoajuda
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Sobre a Constância do Sábio, escrito por Sêneca. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.