Set: A História e o Legado do Antigo Deus Egípcio Que Matou Osíris para Usurpar o Trono
Por Charles River EditorsEmbora os egípcios possam não ter passado sua cultura diretamente a povos posteriores, elementos-chave que compunham a civilização egípcia, incluindo religião, ideias iniciais de estado, arte e arquitetura, podem ser encontrados em outras civilizações. Por exemplo, civilizações bastante separadas no tempo e espaço, como China e Mesoamérica, possuíam elementos-chave semelhantes aos encontrados no Antigo Egito. Sem dúvida, já que a civilização egípcia representa conceitos humanos fundamentais, um estudo de sua cultura pode ser muito útil para compreender diversas outras culturas pré-modernas.
No primeiro período dinástico, há uma representação simbólica sobre as primeiras formas de reinado. O símbolo consiste em “Duas Senhoras e Dois Senhores”. As Senhoras eram as deusas Nekhbet e Uadjet, que representavam o Alto e o Baixo Egito, cada uma com sua coroa, Branca ou Vermelha, e os Dois Senhores eram os conflitantes deuses Hórus e Set. Os confrontos entre esses dois deuses transcenderam a conflitos do mundo real, quando, durante a Segunda Dinastia, o Rei Peribsen colocou o misterioso “Animal de Set” como superior a seu nome, assim favorecendo um deus acima do outro. Peribsen manteve uma ligação próxima a Set, traindo a conexão anterior dos reis com Hórus, até que o rei Khasekhemui o tirou do trono e colocou ambos os animais dos deuses como superiores a seu próprio nome e declarou que “os Dois Senhores agora descansavam”. A historiadora moderna Geraldine Pinch sugere que este é um exemplo antigo muito claro sobre a tendência dos egípcios a mistificarem os conflitos do mundo real, uma característica que os egípcios mantiveram por toda sua longa história.
É verdade que a vasta história do Egito só pode ser vista superficialmente, mas, no caso dos mitos, apenas o bastante para contextualizar a história pode ser o suficiente para se compreender a progressão de uma divindade como Set ao logo dos milênios. Na verdade, o desenvolvimento do personagem de Set através da história é possivelmente um dos mais fascinantes e ele se destaca entre as divindades egípcias. Começando como um dos “Dois Senhores,” a pré-eminência de Set entre os deuses continuou ao longo de dinastias posteriores e ele nunca perdeu sua posição entre as nove principais divindades conhecidas como Enéade, mesmo com os problemas nefastos que tinha com o irmão, Osíris, sua irmã e cunhada, Ísis, e seu sobrinho e filho deles, Hórus. Em um primeiro olhar, é fácil perceber que Set foi vilificado como uma espécie de “monstro” ou “demônio,” mas ao compreender a estrutura religiosa da qual ele nasceu, os leitores modernos podem descobrir que o polêmico deus foi muito mais complexo do que apenas um “adversário”.
Set: A História e o Legado do Antigo Deus Egípcio que Matou Osíris para Usurpar o Trono analisa a mitologia que envolve uma das mais famosas divindades da antiguidade. Junto com fotos que retratam pessoas, lugares e eventos importantes, você aprenderá sobre Set como nunca antes.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles River Editors
- ASIN: B07H6PWMQM
- Editora: Charles River Editors
- Idioma: Português
- Tamanho: 11331 KB
- Nº de Páginas: 59
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Set: A História e o Legado do Antigo Deus Egípcio Que Matou Osíris para Usurpar o Trono, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.