Retrato em branco e negro: Jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX

Por Lilia Moritz Schwarcz

Sobre o livro

Estudo minucioso de como o negro era visto pela elite branca da cidade de São Paulo entre 1870 e 1890. Nas palavras da antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, o livro “mostra o sucesso da hibridação da história pela antropologia”.

“Uma sensibilidade antropológica aliada à pesquisa histórica permitem a Lilia Moritz Schwarcz perscrutar o imaginário paulistano nos jornais do fim do século XIX. A metamorfose de imagem do negro é seguida com olho arguto que deixa a nu os nossos preconceitos e sua gênese.

É um livro bem-escrito e inteligente que mostra o sucesso da hibridação da história pela antropologia.” Maria Manuela Carneiro da Cunha

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores