Isolados em um vale da Serra da Mantiqueira devido a fortes temporais, um grupo de pessoas se reúne para contar histórias de momentos de grande aflição, mas que uma virada no pêndulo da sorte dissolve os problemas. A região recebeu, a partir dos anos 70, comunidades hippies, músicos, artistas, seitas religiosas e outros personagens alternativos que criaram um rico folclore regional, que inclui extra terrestres, fadas, duendes, bruxas, gurus e outras entidades mágicas. Estimulados por um escritor a procura de boas ideias, moradores contam durante as três noites de isolamento histórias de grandes aflições, onde quase ocorreram tragédias, assim como casos envoltos em romance e magia. Eles exploram o contraste existente entre a tragédia grega e os contos árabes. Na primeira os infortúnios caem subitamente sobre os personagens, jogando-os da felicidade para a tristeza e a miséria, uma representação da fragilidade da condição humana. Deuses agem de forma intempestiva e emocional, deixando os mortais sem defesa.
Já em Mil e Uma Noites, o grande clássico árabe que há séculos fascina o mundo, há uma perspectiva distinta. Ali os homens conseguem fugir da vulgaridade cotidiana e embelezar a vida com uma espiritualidade elevada. Diferentemente da tragédia grega, os personagens de lendas fantásticas dos contos árabes escapam de situações de perigo eminente contando sempre com a preciosa ajuda de Alá. Histórias de amor e intrigas de namorados são solucionadas com sentimentos nobres e emoções arrebatadoras e quando bandidos dissimulados ou amigos desleais preparam ciladas, o próprio demônio intervém para castigar o traidor.
As histórias sugerem que a chuva que cai na divisa continental da Serra da Mantiqueira é como o ocaso da vida: as águas dependem de caprichos da natureza para definir seu destino. Quando a chuva, levada pelos ventos, cai no lado sul das Agulhas Negras, ela flui para o Rio Preto, percorre o Rio Paraíba do Sul para desaguar no Oceano Atlântico em Campos dos Goitacazes. Já quando precipita na vertente norte, para os lados da Serra Negra, a água conflui para o Rio Grande, percorre três estados até se transformar no Rio Paraná, cair dramaticamente nas Cataratas do Iguaçu e desaguar no Rio da Prata. A Mantiqueira divide as águas continentais, mas quem sabe seria também palco de bifurcações na vida das pessoas?
Já em Mil e Uma Noites, o grande clássico árabe que há séculos fascina o mundo, há uma perspectiva distinta. Ali os homens conseguem fugir da vulgaridade cotidiana e embelezar a vida com uma espiritualidade elevada. Diferentemente da tragédia grega, os personagens de lendas fantásticas dos contos árabes escapam de situações de perigo eminente contando sempre com a preciosa ajuda de Alá. Histórias de amor e intrigas de namorados são solucionadas com sentimentos nobres e emoções arrebatadoras e quando bandidos dissimulados ou amigos desleais preparam ciladas, o próprio demônio intervém para castigar o traidor.
As histórias sugerem que a chuva que cai na divisa continental da Serra da Mantiqueira é como o ocaso da vida: as águas dependem de caprichos da natureza para definir seu destino. Quando a chuva, levada pelos ventos, cai no lado sul das Agulhas Negras, ela flui para o Rio Preto, percorre o Rio Paraíba do Sul para desaguar no Oceano Atlântico em Campos dos Goitacazes. Já quando precipita na vertente norte, para os lados da Serra Negra, a água conflui para o Rio Grande, percorre três estados até se transformar no Rio Paraná, cair dramaticamente nas Cataratas do Iguaçu e desaguar no Rio da Prata. A Mantiqueira divide as águas continentais, mas quem sabe seria também palco de bifurcações na vida das pessoas?
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Manoel da Hora
- ASIN: B09NSWR2V1
- Idioma: Português
- Tamanho: 2125 KB
- Nº de Páginas: 45
- Categoria: Contos
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Quase: Histórias Mágicas de Visconde de Mauá, escrito por Manoel da Hora. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.